Aneel mantém bandeira verde para o mês de março

ONS, entretanto, alertou sobre a capacidade de recuperação dos volumes armazenados

Foto: R7 / Divulgação / CP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve, pelo 23º mês seguido, a bandeira tarifária verde para o mês de março para os consumidores de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN), o que significa não ter nenhum adicional na conta de luz. A manutenção ocorre devido às condições ainda favoráveis para a geração de energia em usinas hidrelétricas. Entretanto, a depender de como o regime de chuvas ficará até o final de março, há possibilidade de uma mudança na bandeira tarifária ainda este ano.

Em reunião do Programa Mensal da Operação (PMO), na semana passada, técnicos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) alertaram sobre a capacidade de recuperação dos volumes armazenados até o inverno, período com menor incidências de chuvas. A bandeira verde significa que o custo para produzir energia está baixo. Já as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam uma elevação no custo da geração, determinando o acionamento de térmicas em função do volume de água dos reservatórios.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica os custos da geração de energia no país, atenuando os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia. Antes disso, o custo era repassado às tarifas apenas no reajuste anual de cada empresa, com incidência de juros. No modelo atual, os recursos são cobrados e transferidos às distribuidoras mensalmente por meio da “conta Bandeiras”.