Tenente Portela apresenta o maior número de casos de dengue no Rio Grande do Sul

Três óbitos foram registrados na cidade de 14 mil habitantes. Atualmente são confirmados entre 60 e 70 casos por dia

Foto: Maicon Spani/Prefeitura de Tenente Portela/Divulgação

Tenente Portela é o município que apresenta o maior número de casos de dengue no Rio Grande do Sul em 2024. Conforme os dados que constam no Painel da Dengue desta quarta-feira, dos 5.695 casos confirmados em todo o Estado neste ano, 1.256 estão em Tenente Portela.

Até agora, o Rio Grande do Sul tem 466 municípios infestados pela circulação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, e quatro óbitos ocorridos devido à doença.
Em Tenente Portela, cidade com 14 mil habitantes, foram registrados três óbitos por dengue. O último foi certificado na terça-feira. A mulher de 75 anos estava internada no Hospital Santo Antônio e apresentava graves comorbidades. O óbito ocorreu no último dia 16. A confirmação foi feita pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde.

De acordo com o prefeito, Rosemar Antônio Sala, o número diário de casos atualmente está entre 60 e 70.

“Nós tivemos um pico que chegou em 100 casos diários. E a partir daí, nós começamos a diminuir e hoje estamos entre 60 e 70. Chegamos a ter entre quatro e cinco dias na semana passada com uma média de 50 casos diários”, detalhou o prefeito.

Entre as ações de prevenção na cidade, Sala destaca as atividades de limpeza e remoção de recipientes que possam acumular água, além da aplicação de Fumacê, nas ruas e residências. Ele afirma que cerca de 70% das casas foram borrifadas.

“Além de tudo isso, a gente também tem trabalhado muito na questão do atendimento dos nossos pacientes, para amenizar a dor e o sofrimento. Nós temos a parceria do Hospital Santo Antônio e a nossa atenção básica está com um horário ampliado”, destacou o prefeito.

De acordo com a prefeitura de Tenente Portela, ainda existe uma parte da população que não está colaborando na execução de ações de prevenção. Uma força-tarefa realizada com a atuação de servidores da Vigilância Sanitária constatou que algumas residências mantém ambientes propícios para a proliferação do mosquito transmissor da doença. Foram identificadas caixas d’água, piscinas, tonéis, tanques, baldes, pneus, garrafas, entre outros recipientes, com água acumulada, repleta de larvas.

A cidade está incluída na força-tarefa que está sendo realizada pela Secretaria da Saúde (SES) para apoiar o enfrentamento à dengue. Redentora, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e demais municípios da Região Noroeste, vinculados às 2ª e 15ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) também receberão as ações de prevenção e visitas in loco nas comunidades. A atividade está prevista para seguir até sexta-feira.