Teatro de Câmara Túlio Piva ganha edital de ocupação

O espaço cultural, fechado desde 2014, deve reabrir as portas neste semestre

Teatro de Câmara Túlio Piva recebeu investimento na infraestrutura de R$ 7,5 milhões | Foto: Maria Eduarda Fortes/CP

Edital para inscrições dos pedidos de ocupação do Teatro de Câmara Túlio Piva (República, 564), na Cidade Baixa, foi publicado. As inscrições podem ser feitas de 22 de fevereiro a 12 de março, com datas no primeiro semestre de 2024 para espetáculos musicais.

A notícia foi anunciada pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). O regulamento do edital pode ser acessado pelos interessados no site da Prefeitura.

De acordo com o cronograma, as inscrições homologadas serão divulgadas no dia 14 de março. O prazo para recursos será até 20 de março e a divulgação dos espetáculos habilitados sairá em 22 de março. Após reuniões de avaliação, a divulgação do resultado final será divulgado no dia 28 de março.

Reforma do teatro

O Teatro de Câmara Túlio Piva passou por ampla reforma. O espaço cultural foi fechado em 2014 por problemas estruturais. Os trabalhos de recuperação começaram em 2020.

A obra foi realizada pela Opinião Produtora, como parte do contrato de concessão do teatro e do Auditório Araújo Vianna. O investimento na infraestrutura soma R$ 7,5 milhões.

A qualificação inclui reconstrução e ampliação do teatro, ampliação do palco, ampliação da área de camarins, ampliação da área com criação de novo foyer, ampliação da área de sanitários para o público, instalação de sistema de climatização, novas instalações elétricas, novas instalações hidrossanitárias, novas instalações de PPCI, novas instalações de som e iluminação, execução de sistema de isolamento acústico, colocação de elevador para equipamentos e novo sistema de cobertura e impermeabilização.

Inaugurado em 1970, o espaço recebeu o nome de Túlio Piva em homenagem ao músico gaúcho.