Projeto Subsolo realiza primeira exposição do Museu do Carvão após obras de restauração

Com curadoria de Taís Cardoso, a exposição Lá embaixo era um outro mundo será aberta ao público no dia 13 de abril e poderá ser visitada até 7 de julho, no Museu do Carvão, em Arroio dos Ratos

Registro durante a residência artística. Na imagem, a artista Isabel Ramil, janeiro de 2023. Foto: Anna Ortega | Divulgação

A Coordenação do projeto Subsolo: uma residência artística nos arquivos do Museu do Carvão inaugura a exposição Lá embaixo era um outro mundo, no dia 13 de abril, das 14h às 17h, no Museu Estadual do Carvão, em Arroio dos Ratos. Trata-se da primeira mostra artística que ocupará o Museu desde as obras de restauração do prédio da Usina. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita.

Com curadoria da pesquisadora Taís Cardoso, Lá embaixo era um outro mundo apresentará obras inéditas concebidas pelos artistas visuais Isabel Ramil e Marco Antonio Filho a partir da residência artística do projeto Subsolo. Em janeiro de 2023, a curadora e os artistas passaram dez dias em Arroio dos Ratos, com o objetivo de pesquisar os documentos do arquivo histórico do Museu do Carvão e os marcos da cidade.

A investigação possibilitou aprofundar reflexões sobre a produção do carvão e seus efeitos sociais e ambientais, resultando nos trabalhos artísticos da exposição. Os artistas também fizeram uma seleção de imagens disponíveis no acervo do Museu que serão compartilhadas com a comunidade na mesma ocasião.

Pesquisa no arquivo histórico do Museu do Carvão pela equipe do projeto Subsolo. Foto: Anna Ortega | Divulgação

A mostra também contará com a participação especial da artista e professora Maria Helena Bernardes, autora do livro Vaga em Campo de Rejeito, que narra uma proposta artística vivenciada por ela em 2001, na cidade de Arroio dos Ratos. O processo consistiu em identificar uma vaga (espaço vazio e sem uso) e reproduzi-la no espaço de uma mineradora desativada, localizada em frente ao Museu do Carvão. As imagens e os relatos que compõem essa história integrarão a exposição.

Nas palavras de Taís Cardoso: “O Museu do Carvão foi o ponto de partida ideal para nossa tentativa de refletir sobre uma região que se modernizou através da mineração do carvão. Além de ser um espaço precioso que está sendo muito bem cuidado, é a ruína da primeira termelétrica do país, o que nos ajuda a pensar sobre a nossa história, e conta com um arquivo fotográfico e de documentos com um potencial transdisciplinar que nos interessa bastante. Por isso, acreditamos que a exposição possa interessar não somente pessoas das artes, mas historiadores que já frequentam o arquivo, e também pesquisadores da geologia e da biologia, por exemplo, além da comunidade local e do público em geral.”

Durante a abertura da mostra, os artistas e a curadora participarão de uma roda de conversa para falar sobre as obras expostas e compartilhar as experiências vividas durante a residência artística em Arroio dos Ratos.

Para facilitar o transporte de Porto Alegre até Arroio dos Ratos, serão oferecidas passagens de ônibus com o apoio da empresa Louzada. Interessados precisam se inscrever pelo formulário online (https://forms.gle/EFA54yhNxPrbyUWg8). As vagas são limitadas. Os inscritos deverão comparecer às 12h15 do sábado, 13/04, no ponto de encontro que será o box 29 da Rodoviária de Porto Alegre. No local, haverá a presença da equipe do projeto Subsolo, que entregará o tíquete de passagem e indicará o ônibus a ser utilizado. Na volta (às 17h), a partida do ônibus ocorrerá em frente ao Museu do Carvão. Atualização em 08/04: inscrições esgotadas.

A visitação à mostra Lá embaixo era um outro mundo poderá ser feita até o dia 7 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30. As escolas e universidades devem agendar as visitas pelo e-mail [email protected].

O projeto Subsolo: uma residência artística nos arquivos do Museu do Carvão está sendo realizado com recursos do Pró-Cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa conta com a parceria do Museu Estadual do Carvão e o apoio da empresa de transporte Louzada.

SERVIÇO

Abertura da exposição Lá embaixo era um outro mundo

Data: 13 de abril, sábado, das 14h às 17h

Local: Museu do Carvão, em Arroio dos Ratos (Rua Profa. Silvana Narvaez, 61 – Centro)

Visitação: de 15 de abril a 7 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30

Agendamento de visitas de escolas e universidades: [email protected]