Alunos das redes estadual e municipal voltam às aulas nesta segunda-feira

Clima era de apreensão e expectativa no início desta manhã

Foto: Guiherme Almeida/CP

A volta às aulas, nesta segunda-feira, mobiliza mais de 670 mil estudantes matriculados na rede estadual de ensino e 40 mil nas escolas municipais de Porto Alegre. São 2.342 colégios estaduais e 57 do município. No colégio Júlio de Castilhos, no bairro Santana, em Porto Alegre, um dos maiores do Estado, com 969 alunos, conforme dados da Secretaria de Educação, o clima era de apreensão e expectativa no início desta manhã.

O aluno Richard, de 18 anos, mora no bairro Belém Velho, também na Capital e estuda há dois anos no “Julinho”, como a tradicional instituição é conhecida. Ele cursará o segundo ano do ensino médio e se mostrou confiante durante a retomada. “Estou com uma expectativa alta, porque quero evoluir neste ano e com a ajuda do Julinho acredito que eu vou conseguir isso. Aqui me sinto preparado para encarar o mercado de trabalho. Pretendo cursar psicologia”, declarou o jovem à reportagem.

A diretora do Júlio de Castilhos, Fernanda Schimitt Gaieski, disse, no momento em que recebia pais e alunos, que o início do ano letivo está comprometido na escola, devido à ausência de professores em algumas disciplinas. “O início do ano letivo realmente está bem meio complicado, nós estamos com falta de alguns professores, né, principalmente daquelas disciplinas que são das trilhas. Porém, a gente espera que tudo se organize, pelo menos até essa primeira quinzena”, revelou.

Questionada se o colégio sofreu algum dano devido ao temporal do dia 16 de janeiro, a diretora argumentou que a estrutura está apta para o bom andamento das aulas. “Não tem nenhuma avaria. A escola está preparada para recepcionar os alunos”, disse Fernanda Schmitt Gaieski.

Conforme a Secretaria Estadual de Educação, foram contratados mais mil 334 professores, que ingressaram via concurso público em junho de 2023. Também foram inscritos mais de 42 mil professores, servidores e especialistas para compor o banco de cadastro temporário.

Em Porto Alegre, após o término das férias escolares, alunos do Ensino Fundamental voltaram às aulas nesta segunda-feira, assim como grande parte dos alunos das escolas particulares e municipais pelo Estado, que vinham retornando aos poucos neste mês, especialmente com as crianças da Educação Infantil.