Em Porto Alegre, alunos do Ensino Fundamental retornam às aulas nesta segunda-feira

Serão 40 mil alunos em 57 escolas

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

As aulas do Ensino Fundamental da rede municipal de educação recomeçam nesta segunda-feira, em Porto Alegre. Conforme a Prefeitura, cerca de 40 mil alunos do Ensino Fundamental devem iniciar o ano letivo em 57 escolas.

O titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed), José Paulo da Rosa, afirmou que as instituições de ensino estão preparadas para receber alunos e profissionais. Ele também disse que a pasta atua em regime de plantão para verificar a condição das escolas afetadas pelo temporal do dia 16 de janeiro.

“Assim como em toda a cidade, as escolas também foram afetadas, às vezes com queda de árvores ou com algum destelhamento. Então nós estamos trabalhando já nos últimos dias, ainda neste final de semana, em algumas delas onde os problemas foram maiores. Mas acreditamos que será possível corrigir alguns problemas que foram identificados de modo que as aulas possam iniciar no dia 19 sem problemas”, avaliou.

José Paulo da Rosa aposta num retorno tranquilo às atividades nas escolas, assim como ele considerou na Educação Infantil, que começou o ano letivo na última segunda-feira. “Nós temos uma rede muito potente aqui em Porto Alegre, uma boa estrutura, nós temos 4.200 professores, uma rede de diretores motivada para o início do ano letivo. Temos um serviço de nutrição excelente, todos os estudantes recebem café da manhã, lanche e almoço, lanche da tarde e toda uma estrutura que certamente vai fazer com que as crianças sejam muito bem atendidas, que as famílias fiquem tranquilas, que teremos um ano muito positivo, um ano letivo de 2024 na cidade de Porto Alegre”, afirmou o secretário.

A Prefeitura também anunciou uma parceria da Smed com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que já revitalizou mais 90% da sinalização viária no entorno das escolas, garantindo segurança aos estudantes.