Faltando poucos dias para a 8ª edição da Expoagro Cotricampo, a Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) trabalha na admissão de animais, organização do concurso leiteiro, julgamentos e demais atividades que envolvem os animais. A Expoagro Cotricampo vai acontecer de 21 a 24 de fevereiro no campo experimental da Cotricampo, situado às margens da ERS-518, no acesso à cidade de Campo Novo, município que fica na região noroeste do Rio Grande do Sul.
O vice-presidente Administrativo da Gadolando, Nacir Penz, ressalta que a associação estará presente na feira com toda a sua estrutura física, equipes técnica e administrativa e direção, que darão apoio nos dias iniciais fazendo o trabalho de admissão dos animais e coordenando os concursos leiteiro e de pista e também se fazendo presente nos debates e mesas redondas agendadas para o evento. “A Gadolando tem uma função muito importante, primeiro por estar prestigiando os seus associados produtores nesses eventos locais e, segundo, para fazer a divulgação do seu trabalho de registros, que é fundamental para que os dados dos rebanhos dos associados sejam registrados, arquivados e protegidos, não só com as informações de pedigree, genealogia, mas também com as informações de produção “, ressalta.
Por se tratar da região noroeste do Estado, uma das maiores produtoras de leite do Brasil, Nacir destaca ser indispensável a presença de uma associação da importância da Gadolando nesta feira. Reforça que o objetivo básico da entidade é fazer com que mais produtores possam ter os benefícios que a Gadolando disponibiliza com relação às atividades de registro, controles leiteiro e laboratoriais, e também que essas informações se tornem uma referência no sentido de um melhoramento genético e, consequentemente, financeiro.
Entre as atividades previstas, a Gadolando destaca o 11° Seminário Regional de Atividade Leiteira, “Leite em Debate no Galpão”, marcado para a sexta-feira, dia 23 de fevereiro. Farão parte da mesa redonda, o assistente Técnico Regional da Emater, Jaime Eduardo Ries, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH), Armando Rabbers, o presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang, e o secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi), Giovani Feltes.