Carros abandonados recolhidos pela EPTC são encaminhados para reciclagem

Veículos recolhidos ficam à disposição do dono por 90 dias antes de ir para leilão

Veículos em situação de abandono em Porto Alegre começaram a ser retirados de um terreno na Zona Norte. Dos 46 carros, 30 já foram removidos. Ainda ficarão 14, que serão oferecidos em leilão nos próximos meses. A empresa responsável apresentou a documentação exigida pela prefeitura e a comprovação que fará a destinação correta dos resíduos, o que inclui a descontaminação dos veículos conforme prevê a legislação ambiental. Conforme o coordenador da Inspeção Veicular da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Fábio Rodrigo Baum Bernardo, O local utilizado para a guarda temporária dos carros tem o uso rotativo de média de 90 dias.

“Esse veículo fica por 90 dias à disposição do proprietário antes de ir ao leilão. Em média recolhemos 50 caros por ano das ruas de Porto Alegre para que eles sejam adequadamente  reciclados, mas é preciso que a população faça a sua parte corretamente”.

Os bairros Lomba do Pinheiro, Bom Jesus, Cidade Baixa e Centro Histórico são os que tem maior incidência de veículos abandonados na cidade. O carro em situação de sucata dificulta serviços de manutenção e limpeza da cidade, e pode servir de abrigo para usuários de drogas. Além disso ocupam  vagas de estacionamento que poderiam ser usadas coletivamente. Para denunciar veículos em situação de sucata, os cidadãos podem entrar em contato com a Central de Atendimento 156.