Semana com samba e poucos indicadores econômicos no Brasil

Retomada da economia acontece na quarta-feira, a partir das 13h

Crédito: Freepik

Enquanto na terra do esquindô lelê a gente curte os dias de Carnaval, o mundo gira e a economia funciona e a China comemora a entrada do Ano Novo. Como a semana mais curta pelos feriados, as atenções se dividem entre a divulgação de dados de inflação nos Estados Unidos e a Bolsa de Valores só volta a operar na quarta-feira, 13, a partir das 13h, em horário reduzido.

Já o Relatório Focus, do Banco Central, será divulgado na quinta-feira, 15, junto com o Fluxo Cambial pelo Banco Central, assim como os dados da Balança Comercial. Na sexta-feira, o Índice Geral de Preços (IGP-10) será conhecido, apresentado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na sexta-feira, 16, sai a divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme a plataforma investing.com, na terça-feira, 13, o Reino Unido divulga a taxa de desemprego, enquanto os Estados Unidos apresentam o IPC de janeiro. Em dezembro, a variação mensal do índice cheio norte-americano foi de 0,3%, levando o indicador anual a 3,4%, ainda longe da meta de 2% do Federal Reserve. O núcleo da inflação variou 0,3%, acumulando 3,9% em 12 meses.

A quarta-feira, 14, será de divulgação de dados de inflação do consumidor e ao produtor no Reino Unido, do Produto Interno Bruto (PIB) e produção industrial da Zona do Euro, assim como a atividade econômica do Japão. Os dados de produção industrial japoneses saem na quinta-feira, 15, assim como o PIB, produção industrial e balança comercial do Reino Unido, vendas no varejo americano. Encerrando a semana, a sexta contará com dados do comércio do Reino Unido.