Secretaria Municipal da alerta para possível epidemia de Dengue em Porto Alegre

Os 51 casos confirmados em 2024, representam um aumento de 10 vezes comparando o mesmo período do ano passado

Foto: SES-RS/Divulgação

As autoridades de saúde de Porto Alegre seguem em alerta devido ao grande número de casos de dengue na capital. Desde o início desta ano, foram confirmados 51 casos da doença. Neste mesmo período, em 2023, foram registrados apenas cincos. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Ritter, os dados atuais são preocupantes, podendo fazer com que a cidade tenha epidemia da doença. Os números assustam ainda mais porque normalmente temos um aumento nos registros nos meses de fevereiro, março e abril.

“Depois do carnaval, é um período preocupante, já que a cidade fica bem mais cheia e muitas pessoas retornam de outros lugares já contaminadas. Mesmo que a dengue não seja transmitida de maneira direta entre humanos, se o mosquito picar essas pessoas contaminadas, ele estará portando o vírus e pode passar a doença para vários outros cidadãos”, disse Fernando.

Na quarta-feira, a SMS se reúne com o Exército para alinhar a parceria das Forças Armadas com os agentes de combate à endemia em vistorias e buscas por criadouros do mosquito em Porto Alegre,. O objetivo é diminuir a taxa de circulação do Aedes aegypti na cidade.

“Para sermos mais efetivos, pedimos que as pessoas permitam a entrada dos profissionais em casa para poder fazer a vistoria, pois eles são preparados para identificar os criadouros com muito mais facilidade que os moradores. Lembrando que os agentes estão sempre identificados com um colete azul e crachá”, completa Ritter.

Qualquer dúvida na identificação dos agentes, os porto-alegrenses podem ligar para o telefone 156 e passar o nome do profissional para confirmar a identidade.