Com aumento dos blocos de rua da capital procura por fantasias e acessórios dispara no comércio do Centro Histórico

Algumas lojas tiveram alta e 50% nas vendas em relação ao carnaval de 2023

Foto: Jéssica Kasper/ Rádio Guaíba

Com quase 50 blocos que ainda vão se apresentar pelas ruas de Porto Alegre até março, a corrida por fantasias e acessórios aumentou, principalmente para aqueles que deixaram para última hora. Pelas tradicionais ruas conhecidas por reunir uma grande quantidade de lojas que vendem adereços é possível encontrar opções para todos os gostos e bolsos.

Ainda há aquelas que nunca saem de moda. Enfermeira, policial e até super heróis. Em um estabelecimento que fica na rua Senhor dos Passos no coração da capital, a procura nos últimos dias antes da folia cresceu e resultou em alta de 50% no faturamento em relação ao carnaval de 2023. A Marcela Souza que é vendedora do local e especialista em objetos para a folia desde 2014, afirma que neste ano em específico, os carnavalescos estão investindo na criatividade.

“O pessoal está comprado bastante acessórios com as cores do bloco da laje. Tiaras e brilhos também estão saindo muito, neste ano aumentamos em 50% as vendas em relação ao ano passado”.

A Giulia santos saiu do trabalho e decidiu passar pela rua Senhor dos Passos para garantir a fantasia para os blocos de rua. Para Giulia todo o ano esse ritual é sagrado, independente do valor, o essencial é participar da festa além de criar a própria fantasia.

“ A gente sempre vai até no bloco da laje então esse ano estamos também fazendo algumas fantasias em casa mesmo pra aproveitar e aprender um pouco dessa produção caseira. Pegamos os vídeos na internet e produzimos tudo em casa”.

Com tantas opções de cores e modelos as fantasias e acessórios são sempre destaques nos blocos de rua. O importante é não perder a chance de se divertir e não ficar de fora da data mais animada do ano no país. A Camila Santos estudante universitária, aproveitou os dias próximos da folia para procurar miçangas nas lojas do Centro Histórico com a mãe. Colecionadora de fantasias de carnaval e frequentadora dos blocos de rua neste ano ela mesma preferiu comprar os adereços para a folia, para economizar no bolso.

“Eu  vou fazer alguns tops de carnaval em casa, mas já tenho uma coleção de fantasias. Sai mais em conta fazer assim e eu gosto de inventar enfeites para  algumas amigas e familiares”.

As apresentações dos 77 blocos de rua da capital seguem até o dia 10 de março com diversas atrações em diferentes regiões da cidade abertas ao público e gratuitas. Os locais onde os blocos vão se apresentar foram definidos pela Eptc, com a Funproarte, para evitar o Centro histórico e o bairro Cidade Baixa. Com aporte de mais de R$1 milhão de reais, o carnaval de rua deste ano deve ser o maior dos últimos tempos. Já o tradicional desfile das escolas de samba também deve animar os porto alegrenses nos dias 23 e 24 de fevereiro no complexo cultural do Porto Seco.