Rio Grande do Sul registra o terceiro óbito por dengue em 2024

A vítima morreu no dia 2 de fevereiro e tinha comorbidades

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde confirmou o terceiro óbito por dengue no Rio Grande do Sul este ano. A morte é de uma mulher, de 71 anos, residente em Santa Rosa,  Com comorbidades, ocorrida no dia 2. O município de Santa Rosa apresenta incidência de 289,5 casos prováveis de dengue (casos notificados excluindo os descartados por outra causa) por 100.000 habitantes, com circulação até o momento de vírus dos tipos 1 (DENV1) e 2 (DENV2).

O estado já notificou 6,8 mil casos suspeitos de dengue, dos quais 3,2 mil já foram confirmados. Desse total, 2,9 mil são casos autóctones, ou seja, contraídos dentro do território gaúcho. A dengue no Rio Grande do Sul atinge geralmente jovens de 20 a 29 anos. Já os óbitos são mais comuns entre idosos com 80 anos ou mais.

O Ministério da Saúde já recebeu a primeira remessa da vacina. O Rio Grande do Sul ficou fora da lista de locais que vão receber as doses no momento. Serão 16 Estados e o Distrito Federal que contam com municípios que cumprem todos os requisitos para iniciar a vacinação. Crianças entre 10 e 14 anos serão os primeiros contemplados da campanha, que começa neste mês. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses. É  importante que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas, para evitar  o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.