Desembargador Alberto Delgado Neto toma posse como presidente do TJRS

Magistrado assume para o biênio 2024-2025 dias antes do tribunal celebrar seus 150 anos

Foto: Ricardo Giusti/Correio do Povo

Depois de dois anos comandado pela desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) possui uma nova administração. O desembargador Alberto Delgado Neto, então 1º vice-presidente, assumiu nesta quinta-feira a presidência do tribunal, que completa 150 anos neste sábado. Em alusão à data, a posse teve também a apresentação de um vídeo institucional, com um apanhado da história do TJRS desde a sua fundação em 3 de fevereiro de 1874.

Além do desembargador Delgado Neto, assumem também o 1º vice-presidente Ícaro Carvalho de Bem Osório, o 2º vice-presidente Sérgio Miguel Achutti Blattes, e a 3ª vice-presidente Lusmary Fátima Turelly da Silva. Além deles, a desembargadora Fabianne Bretton Baisch assumiu a Corregedoria-Geral da Justiça. Entre as autoridades presentes na posse, estavam o governador Eduardo Leite, o presidente da Assembleia Legislativa Adolfo Brito, o prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo, e ex-governadores.

Graduado pela PUCRS, o desembargador Alberto Delgado Neto já atuou em diversas funções no judiciário, seja como advogado autônomo, promotor de justiça, juiz de Direito, diretor do Foro da Comarca de Porto Alegre e tomou posse como desembargador em 2013. Desde 2020, ele preside o Conselho de Informática do TJRS. A nova administração foi eleita em dezembro de 2023.

Em seu discurso depois de empossado, Delgado Neto destacou que, depois de mais de 40 anos dedicado ao trabalho, o seu coração pertence à Justiça. “A magistratura nos permite servir àqueles que mais precisam. Buscaremos investir na gestão de pessoas e na qualificação do nosso quadro, na valorização os que aqui labutam. Nosso resultado é serviço. E serviço se presta com pessoas”, enfatizou o novo presidente.

O desembargador também destacou o investimento na digitalização dos processos. “Nosso foco são as pessoas, as suas dificuldades, problemas urgentes e injustiças. Atrás de uma tela de um processo, há uma pessoa carregada de angústias e de sofrimento por conta de um conflito à espera de solução”, completou.

Antes de finalizar o pronunciamento, Delgado Neto ainda homenageou o período em que a desembargadora Iris Helena esteve à frente do TJRS, a primeira mulher a presidir o tribunal. “A desembargadora demonstrou na prática o sepultamento do preconceito puro e dos eventuais aqueles que ainda poderiam existir e imaginar diferenças. Vamos em frente por uma justiça substancial”, finalizou.

Emocionada, a desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira fez um discurso resumindo o seu período histórico à frente do TJRS. “Foram dois anos de trabalho e de conquistas, com importantes realizações da nossa gestão por um judiciário eficiente. Eu e meus digníssimos parceiros de missão honramos a todos os compromissos assumidos. Não furtamos do trabalho árduo. Ingressamos na Justiça 4.0, com a digitalização de 2,6 milhões de processos. Hoje, de Porto Alegre, podemos cumprir processos em todo o Estado. É a nova era da justiça”, contou.

Iris Helena também falou da contribuição que o TJRS fez ao Estado. “O judiciário deve estar próximo da sociedade a quem serve. Encerro esta gestão com a mesma prioridade em que iniciamos: o cuidado com as pessoas. Contribuímos com cerca de R$ 500 bilhões para causas sociais. São recursos do nosso orçamento que, em face da boa gestão, puderam ser realocados para ajudar os cidadãos mais necessitados. É bom fazer o bem, ainda mais quando não se causa prejuízo a ninguém”, concluiu em sua despedida da presidência.