Trânsito de Porto Alegre sofrerá alterações no feriado de Navegantes

Bloqueios de vias ocorrerão para a realização de procissão nesta sexta-feira

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

A empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC), Guarda Municipal e Brigada Militar montaram um esquema de segurança e alterações no trânsito para a procissão de Navegantes, nesta sexta-feira. A caminhada terá início por volta das 8h e percorrerá vias do Centro Histórico até o Santuário dos Navegantes, próximo à antiga Ponte do Guaíba.

Será um trajeto de cinco quilômetros, da rua Vigário José Inácio até a junção da avenida Sertório com a Ponte do Guaíba, e que deve ser completado em aproximadamente três horas. Segundo Gustavo Brum, provedor da entidade organizadora, a estimativa é que cerca de 50 mil pessoas participem da procissão e de outras atividades que se estenderão até 19h.

A EPTC interromperá a avenida Mauá, entre a rua Vigário José Ignácio e rua da Conceição, a partir das 8h. A avenida Sertório deve permanecer bloqueada ao longo do dia, entre a Avenida Farrapos e o Santuário de Navegantes, a partir das 6h.

Haverá mudança de trânsito também na avenida Castelo Branco. Os motoristas que chegarem à Capital pela Castelo serão desviados para o Túnel da Conceição, e a melhor alternativa para os condutores acessarem a Capital em direção ao Centro Histórico será via BR-116, avenida Farrapos e Alberto Bins.

Mais de cem agentes e funcionários da EPTC intensificarão o atendimento, e realizarão bloqueios de trânsito e desvios em diversas linhas de transporte urbanas e metropolitanas. No sábado, a circulação em ruas e avenidas da região voltará ao normal. A circulação será acompanhada pela central de videomonitoramento e controle da mobilidade da EPTC e, se necessário, os agentes promoverão ajustes para minimizar impactos na mobilidade.

O transporte coletivo irá operar com passe livre e tabela de domingos e feriados nesta sexta-feira. A tabela pode ser consultada no site da EPTC e a localização dos ônibus em tempo real ficará disponível nos aplicativos 156+POA, Cartão TRI ou CittaMobi.

A Trensurb também terá operação especial nesta sexta-feira, com intervalos entre viagens menores, de 12 a 15 minutos, nos dois sentidos. À noite, os intervalos serão de 20 a 25 minutos. No sábado e no domingo, a operação do metrô segue as tabelas normais para cada dia.

Os horários de circulação dos trens podem ser consultados no site da empresa.