Serviços essenciais funcionarão no feriado de Navegantes

Ônibus terão passe livre em Porto Alegre

Foto: Maria Eduarda Fortes/Correio do Povo

O feriado de Nossa Senhora de Navegantes, que cai nesta sexta-feira, afeta o funcionamento de alguns serviços em Porto Alegre e outros municípios gaúchos onde a data é celebrada. Os ônibus e os trens vão operar com horários reduzidos e também haverá alterações no trânsito.

Veja o que muda:

Transporte

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que o transporte coletivo irá operar com passe livre e tabela de domingos e feriados nesta sexta-feira. A tabela pode ser consultada no site da EPTC e a localização dos ônibus em tempo real ficará disponível nos aplicativos 156+POA, Cartão TRI ou CittaMobi.

As equipes do 118 e de fiscalização permanecem com atendimento 24h. Os agentes de trânsito e a central de videomonitoramento e controle da mobilidade da EPTC vão monitorar a circulação, orientar os motoristas e, se necessário, realizar ajustes para minimizar os impactos na mobilidade.

A Trensurb também terá operação especial nesta sexta-feira, com intervalos entre viagens menores, de 12 a 15 minutos, nos dois sentidos. À noite, os intervalos serão de 20 a 25 minutos. No sábado e no domingo, a operação do metrô segue as tabelas normais para cada dia.

Os horários de circulação dos trens podem ser consultados no site da empresa.

Comércio

Em Porto Alegre, uma das cidades onde o dia de Nossa Senhora dos Navegantes é feriado, não há unanimidade no comércio sobre funcionamento ou não. De acordo com o Sindilojas, a orientação é que os lojistas observem as regras estabelecidas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Os estabelecimentos que tiverem firmado Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) poderão abrir normalmente. Ainda segundo a entidade, o comércio de rua é autônomo para decidir sobre horários de abertura e fechamento, mas é comum que os estabelecimentos escolham funcionar entre 9h e 19h. Lojas de shoppings, galerias e centros comerciais devem seguir as regras de cada empreendimento.

Bancos

De acordo com o SindiBancários, os bancos nas cidades onde Navegantes é feriado estarão fechados nesta sexta. O atendimento será retomado na segunda-feira.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que as contas que vencem nesse dia podem ser pagas no dia útil seguinte sem acréscimo de multas ou juros. Neste dia, internet banking, mobile banking, além de caixas eletrônicos podem ser utilizados para a maior parte das transações – como pagamento de contas, checagem de saldo e extrato, e transferências, por exemplo.

Abastecimento

Os supermercados com acordos coletivos de trabalho poderão funcionar normalmente, de acordo com o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros-RS).

Saúde

Em Porto Alegre, de acordo com a prefeitura, os prontos atendimentos e hospitais do município – Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) – ficarão abertos 24 horas no feriado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado através do telefone 192. A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica seguem funcionando. Já as unidades de saúde e farmácias distritais não funcionarão no feriado, retomando o atendimento na segunda-feira.

Hospitais:

  • Hospital de Pronto Socorro (HPS) – Largo Teodoro Herzl, s/nº – Bom Fim
  • Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) – Av. Independência, 661 – Independência

Prontos atendimentos 24h:

  • PA Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
  • PA Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
  • PA Lomba do Pinheiro (estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
  • PA de Saúde Mental IAPI (rua Valentim Vicentini, s/nº – telefone: 3289-3456)
  • UPA Zona Norte Moacyr Scliar (rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil – telefone: 3368-1619)

O Hemocentro fecha no feriado e retorna na segunda-feira, às 8h. O banco de sangue funciona na avenida Bento Gonçalves, 3.722, em Porto Alegre, e atende pelo telefone (51) 3901-1004. O Disque Vigilância não atende nesta sexta-feira e também retorna na segunda, às 8h. O Centro de Informações Toxicológicas (CIT) atende em plantão 24 horas pelo telefone 0800 721-3000.

Guarda Municipal

As equipes estarão em parques e praças, além da fiscalização de festas clandestinas. A vigilância fixa e motorizada atende postos de saúde, secretarias e prédios municipais. A Central de Operações da GM atende 24 horas pelo telefone 153 e 156.

Defesa Civil

A Defesa Civil de Porto Alegre mantém plantão 24 horas no telefone 199 para atendimento de urgências em situação de risco.

Conselho Tutelar

Na sexta-feira, 2, plantão centralizado 24 horas na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Social, na avenida João Pessoa, 1105, bairro Farroupilha.

Correios

As agências dos Correios não terão atendimento nas cidades onde será feriado nesta sexta-feira. Entretanto, a Central de Atendimento aos Clientes dos Correios (CAC) funcionará de modo habitual nesse dia, das 8h às 20h, por não ser um feriado nacional.

Limpeza urbana

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) de Porto Alegre trabalhará normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de resíduo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.

A Equipe de Manejo Arbóreo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) trabalha em regime de plantão e atende demandas de urgências pelo telefone 156 POA.

Iluminação Pública

O plantão técnico da IPSul, responsável pela PPP de iluminação pública, atende solicitações de urgências pelo telefone pelo 0800 000 1740.

Piscinas

As piscinas públicas das unidades da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) funcionam com horário de fim de semana e feriado nesta sexta-feira, 2, e abrem apenas no período da tarde, a partir das 14h. A piscina do Centro de Comunidade Parque Madepinho (Cecopam), na Cavalhada, permanece fechada para manutenção dos dois motores.

Energia Elétrica

A CEEE Equatorial informa que as agências de atendimento em Porto Alegre estarão fechadas na sexta. Quem precisar de atendimento pode buscar pelo 0800 721 2333, que atende 24h, e pelos canais digitais. Os clientes poderão entrar em contato com a assistente virtual Clara pelo Whatsapp (51) 3382-5500 para solicitar religação e informar falta de energia. Em de falta de energia, será possível enviar SMS para o número 27307 com a palavra LUZ e o número da unidade consumidora (UC), encontrado no canto superior direito da fatura.

Segurança Pública

Telefones de emergência:

  • Polícia Civil – plantão para emergências: 197
  • SSP – disque-denúncia: 181
  • Polícia Civil (Whatsapp/Telegram): (51) 98444-0606
  • Delegacia online: www.delegaciaonline.rs.gov.br
  • Denúncia digital: www.ssp.rs.gov.br/denuncia-digital
  • Brigada Militar (BM): 190
  • Corpo de Bombeiros: 193
  • Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM): 198
  • Denarc (plantão 24 horas para denúncias de tráfico de drogas): 0800 0518 518
  • Defesa Civil Estadual: 199