Inscrições para o Sisu terminam nesta quinta-feira; saiba como se cadastrar

Programa contempla estudantes que participaram do último Enem e oferece 264.254 vagas em 127 instituições; cadastro é gratuito

Foto: Juca Varella / Agência Brasil

Estudantes que participaram do último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) terão até as 23h59 desta quinta-feira (25) para realizar as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O cadastro, que é gratuito e pode ser feito pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, oferece 264.254 vagas em 127 instituições públicas de educação.

Podem se inscrever no Sisu, e optar por concorrer as vagas em dois cursos, estudantes que participaram do Enem fora da condição de treineiro e que não zeraram a prova de redação. Com a inscrição, os interessados são automaticamente classificados conforme a nota e poderão mudar as opções do curso de acordo com a oscilação da classificação.

Neste terça-feira (23), o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou a nota de corte parcial do processo seletivo do Sisu, que varia conforme a pontuação do último candidato inscrito no programa até o total das vagas ofertadas para cada opção de curso, turno e modalidade.

O Sisu oferece a possibilidade de inscrição para os cursos no primeiro ou segundo semestre de 2024. Para concorrer a todas as vagas oferecidas no ano, os candidatos devem se inscrever durante um único período. O resultado da chamada única será divulgado em 30 de janeiro.

Até a noite desta terça-feira, 1.060.386 de estudantes estavam inscritos, ocupando 2.008.580 classificações, segundo o balanço do MEC. O índice representa 48% dos candidatos aptos a concorrerem as mais de 264 mil vagas disponíveis. Medicina, direito, psicologia, administração e enfermagem estão entre os cursos mais concorridos.

Classificação

A classificação dos candidatos será feita com base na média da nota do Enem. O sistema executa a seleção dos estudantes até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, conforme as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

Todos os candidatos inscritos na modalidade da Lei de Cotas serão classificados conforme o desempenho no Enem e perfil socioeconômico, preenchido na inscrição no Sisu, primeiramente na modalidade de ampla concorrência.

Em seguida, caso não sejam selecionados nessa modalidade, serão classificados nas reservas da Lei de Cotas atendidas pelo perfil socioeconômico, podendo haver seleção em uma dessas modalidades da lei. A ideia é beneficiar, sem distorções, os candidatos que realmente fazem jus à política compensatória para acesso ao ensino superior.

Todas as 127 instituições de educação superior participantes do Sisu 2024 seguirão os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e, segundo a atualização da Lei de Cotas, quilombolas.

Como se inscrever?

1) No portal do Sisu, o estudante deverá acessar a conta pelo Gov.br, confirmar os dados de contato e preencher o perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

2) Na etapa da inscrição, o interessado poderá escolher até duas opções de curso e deverá clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”.

3) As vagas poderão ser pesquisadas pelo nome do município, da instituição ou do curso. No resultado da busca, o estudante poderá ver mais detalhes e as modalidades disponíveis. Após a escolha, clique em “Escolher esta modalidade” para continuar.

4) Depois da confirmação dos dados do curso e modalidade, o estudante deverá clicar em “Confirmar minha inscrição” e poderá acompanhar as informações da opção escolhida na aba “Minha inscrição”.

Cronograma completo do Sisu 2024

• Período de inscrições: 22 a 25 de janeiro
• Resultado da chamada regular: 30 de janeiro
• Matrícula da chamada regular: 1º a 7 de fevereiro
• Prazo para participar da lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro