Indústrias de bebidas, papel e tabaco têm expansão do volume financeiro de vendas

Conforme a Receita Estadual, indústria de tabaco foi destaque no período

O último boletim econômico-tributário publicado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) mostra um avanço expressivo nas vendas financeiras da indústria de tabaco (11,9%), bebidas (10,1%) e papel (5%) nos últimos 12 meses – de dezembro de 2022 a novembro de 2023, em comparação ao mesmo período anterior. Em valores absolutos, a maior variação ocorreu no segmento agropecuário, que experimentou um aumento de R$ 4 bilhões em transações no mesmo período.

O segmento produtivo de cereais liderou o volume de vendas no agro. A indústria de arroz registrou alta de 15,5% nas comercializações acumuladas nos últimos 12 meses. Trata-se de uma elevação superior à demostrada pelo macro setor agro, que cresceu a um patamar de 4,9%.

Se considerado o acumulado no trimestre móvel, o crescimento é ainda mais expressivo. De setembro a novembro de 2023, as transações tiveram alta de 25,7% em relação ao mesmo trimestre anterior. Em ritmo semelhante, a indústria de trigo observou um aumento de 6,5% nas vendas acumuladas nos 12 meses, o que representa uma expansão acima de R$ 300 milhões em comercializações no período.

O setor de bebidas também demonstrou um desempenho comercial favorável, com um aumento de 10,1% no volume financeiro de vendas nos últimos 12 meses. O segmento registrou crescimento em todos os trimestres analisados no boletim, com destaque para o último, de setembro a novembro de 2023, no qual houve um incremento de 8,4% nas vendas em comparação ao acumulado dos mesmos três meses do ano de 2022.