Entidades elegem representantes do Conselho do Plano Diretor de Porto Alegre em 29 de fevereiro

Nesta terça-feira, a votação acontece na Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) - Vida Centro Humanístico

Foto: Guilherme Almeida / Correio do Povo

O novo calendário do processo eleitoral que irá escolher representantes das entidades para compor o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) foi definido e publicado no Diário Oficial de Porto Alegre. Serão eleitos nove integrantes das entidades, além dos oito escolhidos pela população nas Regiões de Planejamento.

Pelo novo calendário, a Comissão Eleitoral irá comunicar até o dia 19 de janeiro os responsáveis pela entidade sobre os pedidos de impugnação recebidos. Após, a resposta deverá ser encaminhada à Comissão até 16 de fevereiro. Serão feitas análises dos pedidos até 21 de fevereiro, e o resultado final, com as entidades em disputa, será publicado no dia 22 de fevereiro. As eleições acontecem no dia 29 de fevereiro. O local de votação será divulgado até 19 de fevereiro.

Serão eleitos cinco conselheiros de entidades de classe e afins ao planejamento urbano, dois conselheiros de entidades empresariais, preferencialmente da área da construção civil, e mais dois representantes de entidades ambientais e instituições científicas. Cada eleito terá dois suplentes.

Estão inscritas 80 entidades. Tem direito a voto o representante legal da associação inscrita que participará no dia da eleição do fórum em que estiver inscrita. A eleição não é aberta à população.

“Devido ao grande interesse da população em participar do processo eleitoral do Conselho do Plano Diretor, optamos por realizar primeiro as eleições dos integrantes nas regiões de planejamento e, após, proceder a escolha dos representantes das entidades. Assim todos terão mais tempo para se posicionar diante das impugnações. Queremos garantir total lisura e condições de participação de todos os interessados nas eleições do CMDUA”, explica o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

Todas as informações sobre as eleições do Conselho Municipal do Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) podem ser acessadas no site https://prefeitura.poa.br/cmdua.

Regiões de Planejamento

Seguem nesta semana as eleições para os representantes das regiões de planejamento. Nesta terça-feira, a votação acontece na Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) – Vida Centro Humanístico, que fica na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132, bairro Costa e Silva. Na próxima quinta, votam os moradores da RGP 4 no Centro Social Marista de Porto Alegre – Cesmar, na estrada Antônio Severino, 1493, Mario Quintana.