IBC-br, vendas no varejo e crescimento serviços no Brasil no foco da semana

Agenda semanal também inclui dados da inflação nos EUA

Crédito: Divulgação/Abicalçados

Dados da atividade econômica, vendas no comércio e expansão dos serviços estão entre os destaques da agenda de indicadores da próxima semana, além da divulgação de dados de inflação ao consumidor em países europeus e na Zona do Euro. No cenário interno, atenção para o começo da semana com os indicadores do Relatório Focus, do Banco Central, com as estimativa de analistas do mercado financeiro para os principais destaques econômicos, e o índice de atividade econômica do Banco Central (IBC-Br) de novembro, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), que será divulgado na quinta-feira, 18. A projeção é de queda de 0,3% na comparação mensal, considerando ajuste sazonal, e alta de 1,9% na comparação anual.

Antes, na terça-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta a pesquisa mensal do setor de serviços, a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), de novembro na terça-feira, 16, e do comércio na quarta-feira, 17, Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). A expectativa é que a categoria de transportes contribua negativamente para a PMS, mas com crescimento de 0,1%. O índice deve ser puxado pelo componente de serviços prestados às famílias. No mesmo dia, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) traz o índice de preços ao consumidor (IPC) da semana.

No caso da PMC de novembro, a projeção é de alta de 1% comparado ao mês anterior e crescimento de 3,4% na comparação anual, para o índice geral. O índice central deve avançar 0,3% em relação ao mês de outubro, com alta de 2,6% em relação ao ano passado.

Conforme técnicos da plataforma investing.com, o mercado digeriu uma semana anterior quando foi apresentado o resultado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2023, a inflação oficial do país, que terminou com alta acumulada de 4,62%, próximo do limite de tolerância da meta de inflação, após dois anos com variações superiores ao teto.

Ainda na quarta, a FGV apresenta o Índice Geral de Preços (IGP-10) de janeiro, que deverá contar com leitura pressionada pelos preços no atacado de produtos agrícolas, com projeção de alta de 0,30%, com taxa anual levada para 3,3%, sendo possível refletir alguma deflação considerando os preços no atacado industrial, em razão do reajuste de diesel anunciado pela Petrobras. Dentre os dados semanais apresentados no dia, estão o IPC pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e o fluxo cambial, pelo Banco Central. A semana será fechada com apresentação do Índice de Preços Geral do Mercado (IGP-M) pela FGV.

EXTERIOR

Fora do Brasil, a liquidez nos mercados financeiros será menor na segunda-feira, 15. As bolsas de Wall Street estarão fechadas com feriado nos EUA homenageando Martin Luther King. Mas a semana reserva ainda dados de inflação nos EUA e o início da temporada de resultados, com apresentação dos números dos principais bancos na sexta-feira, 12.

Na zone do euro, a semana começa com a produção industrial de novembro na segunda-feira. O bloco europeu também divulgará seu índice de preços ao consumidor de dezembro na quarta. Já a Alemanha traz seu índice de preços ao consumidor de dezembro. Na China, a terça-feira tem a divulgação do PIB do quarto trimestre, e seus números de investimento em ativos fixos de dezembro.