Desemprego global deve crescer 5,2%, diz OIT

Nos próximos dois anos, previsão é de pouco ganho de emprego em países de renda média a alta

Foto: Agência Brasília

A taxa de desemprego global deverá chegar a 5,2% este ano, resultado do aumento no número de pessoas sem emprego nas economias avançadas. A estimativa foi feita nesta quarta-feira, 10, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). O relatório Cenário Mundial de Emprego e Social 2024 projeta que o número de pessoas desempregadas vai crescer em 2 milhões, elevando a taxa de desemprego global de 5,1% em 2023 para 5,2% neste ano.

A OIT estimou que, após um breve impulso à medida que os países se recuperavam da pandemia, o crescimento agregado da produtividade do trabalho retornou rapidamente ao baixo ritmo observado na década anterior. “Durante os períodos de crescimento lento da produtividade, a renda real disponível e os salários reais são frequentemente vulneráveis a choques repentinos de preços”, apontou o relatório da OIT.

Nos próximos dois anos, a previsão é de pouco ganho de emprego entre os países de renda média a alta, mas que os ganhos de emprego nos países de renda baixa e média-baixa permanecerão robustos. “A situação é particularmente preocupante nos países de alta renda, onde se espera que o crescimento do emprego se torne negativo em 2024 e apenas melhorias modestas são previstas em 2025”, disse a OIT.