Polícia Federal mira facção que distribuía drogas do Paraguai ao RS e mais cinco estados

Operação Rota 163 tem como alvo grupo que trazia drogas do país vizinho e distribuição em território nacional

As investigações começaram em janeiro de 2023, quando duas mulheres foram presas com 30 quilos de pasta-base de cocaína | Foto: PF / CP

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira a Operação Rota 163, com o objetivo de desarticular uma facção estabelecida nas cidades de Ponta Porã e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O grupo seria ligado ao tráfico internacional de drogas. Segundo a corporação, os investigados distribuíam entorpecentes vindos do Paraguai para o Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás, além do MS.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão, além do sequestro de bens e valores dos suspeitos. As diligências ocorreram em Ponta Porã e Campo Grande.

As investigações começaram em janeiro de 2023, quando duas integrantes do grupo criminoso foram flagradas e presas por transportar aproximadamente 30 quilos de pasta-base de cocaína. A substância estava escondida no tanque de combustível de um veículo, na BR 163, no município de Quatro Pontes, no Paraná. O entorpecente havia ingressado do Paraguai, pela região de Ponta Porã.

Segundo a PF, o que o grupo utilizava uma rede de transportadores, fornecedores e compradores para distribuir as drogas pelo Brasil. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, lavagem de dinheiro, dentre outros, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 40 anos de prisão. As investigações continuam, a fim de que todos os integrantes do grupo criminoso sejam identificados.