BM prende grupo apontado como responsável por ataque com morte no Mário Quintana, em Porto Alegre

Armas e coletes balísticos foram apreendidos na ação que busca coibir disputa entre facções rivais no bairro

Foto: Reprodução / Brigada Militar

Cinco homens foram presos em Porto Alegre, apontados por participação em ataques que causaram pelo menos uma morte neste fim de semana no bairro Mário Quintana na zona Norte. De acordo com a Brigada Militar (BM) Os suspeitos foram detidos na noite do sábado por policiais militares do 20° Batalhão de Polícia Militar. Eles portavam quatro pistolas calibre 9 milímetros, oito carregadores de pistola, sendo um deles com capacidade prolongada para 30 munições, 116 munições calibre 9 milímetros e seis coletes balísticos. Um veículo Nissan/Kicks roubado em São Leopoldo estava em posse do grupo e também foi apreendido.

De acordo com o 20° BPM e o Comando de Policiamento da Capital, a ação é uma resposta à violência no bairro, atribuída pela BM à disputa entre facções rivais pelo controle do tráfico de entorpecentes naquela região da Capital. Foram dois ataques em menos de 12 horas, entre a noite de sexta-feira e a manhã do sábado.

No primeiro, por volta das 23h40min, uma mulher de 35 anos foi baleada e morta no loteamento Alzira Rosa. Horas depois, já no fim da manhã, um homem de 37 anos foi baleado na rua Manoel Marques, que permanece internado em estado gravíssimo no Hospital Cristo Redentor. Conforme a Brigada Militar, as duas vítimas possuem antecedentes por tráfico.

Forças policiais em alerta

De acordo com dados do Departamento Estadual de Homicídios, a Zona Norte é a região que mais concentra homicídios em Porto Alegre. Aproximadamente 80% dessas mortes ocorrem dentro do contexto do crime organizado.
Segundo a Brigada Militar, o bairro Mário Quintana registrou três homicídios em setembro, um em outubro, quatro em novembro e dois em dezembro. “Esse conflito do tráfico tem diminuído, mas ainda temos dado bastante atenção a isso. O Batalhão e o Comando de Choque continuam nos mandando efetivos. Também temos feito ações integradas com as Delegacias de Homicídios, principalmente a 3ª e a 5ª”, afirmou o comandante do 20º BPM, tenente-coronel Rafael Tiaraju de Oliveira.