Número de turistas que passam por ponte internacional em Uruguaiana apresenta redução

Real forte e até mesmo a inflação interna podem estar provocando o encolhimento da movimentação turística na fronteira

Foto: Rose Nunes / Especial / Rádio Guaíba

A primeira semana da alta temporada do verão de 2024 aponta para uma redução de turistas argentinos, chilenos e uruguaios ingressando no país pela Ponte Internacional que liga Uruguaiana a Paso de los Libres – na Argentina.

A travessia é o principal portal de acesso ao Brasil, via terrestre.

De acordo com os números apresentados pela Polícia Federal houve um declínio, na comparação com 2023, no período, de 43%.

Os agentes de viagem acreditam que a desvalorização do peso e as dificuldades internas contribuem para o recuo do movimento. Também não descartam os preços praticados no Brasil que sofreram aumento significativo nos últimos meses.

Segundo o proprietário de um dos hotéis da cidade, Daniel Fares, os 50 quartos do complexo, são ocupados em 80% pelo desempenho do turismo doméstico, principalmente, de Porto Alegre, catarinenses, cariocas e paulistas, além de cidades do entorno do município.

Os restantes 20%, de viajantes estrangeiros. E as reservas por sites especializados ou mesmo pelos sistemas convencionais não indicam qualquer mudança do cenário.

“Penso que Uruguaiana, mesmo com alguns esforços desenvolvidos, permanece como um corredor de passagem aos turistas que querem chegar logo ao litoral do RS e SC”, avalia.

Já o empresário do setor de gastronomia e vice-presidente do Sindilojas – Uruguaiana, Aerton Auzani, destacou que a frequência de argentinos no restaurante foi inexpressiva até o momento. A pizzaria, por sua vez, anotou uma ampliação de 30% nos últimos oito dias.
Em contrapartida, no sentindo inverso, o aumento de turistas brasileiros com destino a Argentina aumentou em pelo menos 55%.

Ainda conforme Auzani, eles chegam da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), cidades do centro do RS, Santa Maria, Santa Cruz, entre outras e catarinenses, principalmente, de Florianópolis.

Os viajantes aproveitando a valorização do real em relação ao peso, buscam por Mendoza (circuito do vinho), Bariloche e Buenos Aires, com algumas variantes, conforme o perfil da família, conclui.

No varejo de vestuário, o volume de vendas a turistas não ultrapassa um dígito de evolução e muitos consumidores chegam a pagar as compras com cartão de crédito. Entre os argentinos estão os vizinhos de Paso de los Libres e também clientes do Uruguai.