Totem de segurança reforça policiamento na Orla do Guaíba

Apertando o botão de emergência do aparelho, o transeunte poderá solicitar auxílio médico para emergências e patrulhamento policial

Foto: Alex Rocha / PMPA

O entorno da Orla receberá reforço importante no efetivo das forças de segurança que irão atuar durante a festa de Réveillon. Neste ano, a festa contará com uma novidade, o totem de segurança. O equipamento foi  instalado próximo à Usina do Gasômetro e pode ser acionado pelos frequentadores. O totem será operando em comunicação direta com o Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA).

Apertando o botão de emergência, o transeunte poderá solicitar auxílio médico para emergências e patrulhamento policial. “Nestes casos, o atendimento é imediato. O equipamento, que tem seis câmeras e também será utilizado como ferramenta de monitoramento do evento”, afirma o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.

A inciativa faz parte do projeto que irá reforçar a assistência à população por meio do uso da tecnologia. Mais nove equipamentos serão instalados em áreas de grande fluxo de pessoas. Os outros equipamentos ainda estão em fase final de instalação e devem começar a funcionar na primeira quinzena de janeiro de 2024.

Denúncias

Além do totem, a população pode auxiliar no trabalho da Guarda Municipal por meio de denúncias ao telefone 153. A central funciona 24 horas, a partir do Ceic-POA, e aceita ligações anônimas.

Serviço do evento

Réveillon 2024 – Trecho 1 da Orla do Guaíba
31 de dezembro, às 19h, a 1º de janeiro, às 3h
Atrações locais – Grupo Alma Gaudéria, Estado Maior da Restinga, Viny, Carol Teodoro, Reação em Cadeia e Da Guedes;
Atrações nacionais – Fundo de Quintal e Di Propósito.