A chegada intensa de veranistas no litoral gaúcho para as festividades do réveillon nas praias irá intensificar as ações do Detran na região. No total, serão 19 agentes que irão reforçar, em rodízio, o efetivo na região. Eles irão atuar na fiscalização e ações educativas.
Pensando em diminuir o tempo em que o motorista fica na blitz, neste ano um novo modelo de etilômetro será utilizado pelas equipes do DetranRS. O mesmo funciona por proximidade e realiza uma espécie de triagem, agilizando as abordagens.
O aparelho funciona da seguinte forma: quando não há vestígios de álcool, o motorista é liberado sem sair do carro. Somente no caso de pré-teste positivo, o motorista é convidado a fazer o exame no aparelho convencional, aquele em que é preciso soprar na biqueira e que indicará o nível de alcoolemia e as consequências, de acordo com o grau de embriaguez.
O uso do equipamento aumentou em 30% a média mensal nas abordagens da Balada Segura e proporciona mais comodidade para os motoristas que não beberam. A média mensal de abordagens dos agentes do DetranRS na Balada Segura, que era de 4,1 mil (janeiro a maio), passou a 5,4 mil após junho de 2023 (junho a novembro), mês em que o equipamento começou a ser usado.