Última semana do ano com dados de inflação e desemprego

Maior parte dos dados relevantes está na quinta-feira, 28 e sexta-feira, 29.

Crédito: Freepik

A última semana do ano é marcada por baixa liquidez nos mercados financeiros ao redor do mundo. Ou seja, poucos investidores compram e vendem ativos financeiros entre o Natal e o Ano Novo. Mas não são somente as festas de Fim de Ano que levam os investidores a ficar menos interessados no vai-e-vem da bolsa de valores. A agenda econômica esvaziada também contribui com que a volatilidade seja menor.

O começo da semana terá apenas os dados da taxa de desemprego de novembro do Japão, na segunda-feira, 25, à noite (de Brasília) e o tradicional Boletim Focus no Brasil, na terça-feira, 26, de manhã. No mesmo dia serão apresentados os semanais IPC-S da Fundação Getulio Vargas (FGV) e juntamente com dados de dezembro da sondagem da construção e do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M), ambos da FGV e a balança comercial da Secex.

O grosso dos dados relevantes está na quinta-feira, 28 e sexta-feira, 29. No Brasil, serão conhecidos pela manhã os dados de inflação de dezembro do IGP-M e do IPCA-15, este considerado a prévia da inflação oficial.  À tarde, será a vez dos números de criação de empregos com carteira assinada no Brasil (o famoso Caged).

Para o IPCA-15, a expectativa de analistas é de avanço de 0,29% na comparação mensal, podendo variar de uma alta de 0,24% a 0,27%, fazendo com que a taxa anual provavelmente caia para 4,6%. Já para o CAGED, as projeções sugerem a criação de de um volume de empregos formais entre 160 mil e 184 mil empregos formais, contra 190 mil em outubro.

Conforme a plataforma investing.com, no último dia útil de 2023, na sexta-feira, a bolsa de valores de São Paulo, a B3, não terá pregão devido ao feriado bancário. Os investidores que não estão de férias ficarão atentos à divulgação da taxa de desemprego de novembro às 09h pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Vale lembrar que a taxa de desemprego atual no país é de 7,6%. Nos EUA, que tem negociações normais em Wall Street, será conhecido o PMI de Chicago de dezembro.