Alegrete contará com CIOSP – Centro Integrado de Operações de Segurança Pública com 600 câmeras

Serão 60 pontos espalhados em toda a cidade com monitoramento

CIOSP de Alegrete em fase final de montagem no Centro Administrativo | Foto: Jaine Giacomini / Prefeitura de Alegrete / CP

O secretário Daniel Rosso, de Segurança, Mobilidade e Cidadania de Alegrete – Fronteira-Oeste do RS – anunciou nesta quinta-feira que a pasta desenvolve ajustes para promover um trabalho articulado entre os servidores das forças de segurança no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). O CIOSP está sendo instalado no Centro Administrativo Municipal, rua Major João Cezimbra Jaques, nº 200.

Conforme Rosso, uma nova entrega à comunidade que amplifica as possibilidades de combate ao crime e a outras irregularidades praticadas no município, entrando em operação a partir da segunda quinzena do mês de janeiro de 2024. O investimento, com recursos próprios, está orçado em R$ 4 milhões anuais para implantação e manutenção do sistema.

As imagens serão captadas ao menos por 600 câmeras monitoradas pelo Ciosp. Haverá 60 pontos espalhados com câmeras pelas vias no centro e bairros da cidade, cada um deles com uma câmera giratória e até quatro fixas, além de 28 pontos com cornetas de som para mensagens ao vivo ou gravadas.

Também haverá 12 câmeras LPZ (com leitores de placas veiculares) nas entradas e nas saídas da área urbana, além de 6 redutores de velocidade eletrônicos, conhecidos como “pardais”.

A partir do início de 2024, todos os prédios públicos municipais terão câmeras. E as escolas municipais contarão com o “botão de pânico ” para urgências e emergências. Todas essas medidas surgem para o aumento da segurança no “Baita Chão”, conclui.