Em Uruguaiana calor leva populares a correrem risco na correnteza do rio Uruguai

Rio Uruguai ainda está elevado e com forte correnteza

Foto: Jairo de Souza / Especial / Rádio Guaíba

Em Uruguaiana, o calor insistente e intenso provoca atitudes, muitas vezes imprudentes, de pessoas que buscam escapar da forte insolação e abafamento.

No final de semana, dezenas de populares, a maioria crianças e jovens, mesmo com o rio Uruguai ainda cheio e na cota de atenção 6,84 m, além de uma forte correnteza e repleto de impurezas, se arriscaram a encontrar nas águas da Praia da Santinha, área central da cidade, e outras do entorno, um refúgio das altas temperaturas.

Até os adeptos da prática de caiaques não perderam a chance de aproveitar para navegar.
Nem todos os clubes já abriram a temporada de piscinas que seria uma alternativa aos que são associados, sem maiores riscos, fugirem do verão que somente começa no próximo dia 22 de dezembro.

Já o consumo de água mineral em bombonas de 20 litros, em uma das empresas locais, aumentou 1 mil para 2 mil unidades, na última semana. Segundo o administrador da Distribuidora de Água União, Alexandre dos Santos, a expectativa é atingir pelo menos 3 mil semanais e ampliar o quadro de entregadores dos atuais quatro em 50% até o final do mês.

São comercializadas várias marcas a R$ 20,00 as bombonas, colocadas no domicílio. No domingo, segundo o setor de meteorologia do Aeroporto Internacional Rubem Berta, a temperatura máxima atingiu os 36,6º, às 12h28min, com sensação térmica de ao menos três graus a mais. Nesta segunda-feira, às 10h, os termômetros já marcavam 29,2ºC, céu nublado, e a umidade relativa do ar em 82%.