Calor extremo provocará onda de temporais no RS na próxima semana

Chuva severa, com potencial de danos, deve ficar concentrada nas regiões Oeste e Sul do Estado

Foto: Guilherme Almeida/CP

Uma massa de ar excepcionalmente quente vai cobrir o Rio Grande do Sul nos próximos dias com calor potencialmente histórico em diversas cidades gaúchas. As altas temperaturas só deverão ceder na próxima segunda-feira, 18, com a chegada de uma frente fria e temporais, alguns severos e com danos.

Na noite de quinta-feira e no começo da sexta, poderosas áreas de instabilidade com chuva intensa e tempestades severas avançarão da província de Buenos Aires para o Uruguai, devendo afetar tanto as duas capitais do Prata, Buenos Aires e Montevidéu. O ar excepcionalmente quente deve servir de “combustível” para as intensas tempestades no Prata com vendavais localmente destrutivos, granizo de variado tamanho e pedras de gelo de grande dimensão em alguns pontos, e ainda possíveis tornados.

Parte desta instabilidade deve afetar o Rio Grande do Sul, mas deve se concentrar mais em áreas que são próximas dos países vizinhos, como o Oeste e o Sul gaúcho. Por isso, volumes de chuva muito altos podem ser registrados em pontos do Oeste do Estado na segunda metade da semana, até com acumulados excessivos.