Senar capacita produtores a explorar visitação de propriedades como fonte de renda

Cerca de 355 participantes de diversas cidades do Rio Grande do Sul estiveram no mais recente Seminário de Turismo Rural realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O evento, ocorrido em Osório dia 5 de dezembro no CTG Estância da Serra, contou com o apoio do Sindicato Rural de Osório e teve como objetivo debater o turismo no campo como possível fonte de renda para áreas rurais e comunidades locais. A Associação do Turismo do Litoral Norte/RS e o Sebrae-RS também estiveram como apoiadores da iniciativa.

Durante manhã e tarde, foram debatidos tópicos sobre como a promoção de visitas às propriedades pode ser uma forma sustentável de desenvolvimento econômico em áreas rurais. Os palestrantes compartilharam experiências, bem como dicas para aprimorar práticas e lições aprendidas no desenvolvimento do turismo rural em suas regiões.

“A atividade foi um sucesso! As palestras foram de suma importância, pois trataram da parte de planejamento, como organizar as propriedades, como fazer uma boa gestão delas”, avalia o Coordenador do Departamento de Apoio Estratégico do Senar-RS, Umberto Moraes, que complementa:

“Também se trabalhou a questão da inovação, da economia, da experiência, de como você deve atender bem o turista que vem na propriedade rural para que ele crie um vínculo vivenciando as experiências — sejam gastronômicas, belezas naturais, passeios e hospedagem. Tivemos, ainda, as empreendedoras que participaram do programa Turismo do Rural, palestrando, mostrando cases de sucesso, como elas se organizaram, como é que elas têm atendido ao público que visita suas propriedades rurais”.

Estiveram na programação painéis e palestras como: Pousada rural como alternativa de renda para o produtor; geoparque: turismo & experiência; histórias de sucesso: o papel transformador do Senar no turismo rural; turismo de experiência e inovação no meio rural; rota caminhos dos vales e das águas, trilhando o desenvolvimento rural e o que fazer hoje para o turismo de amanhã.