Pix automático começa a operar em outubro de 2024, diz BC

Esta modalidade poderá ser usada para pagar contas que o consumidor tem conhecimento prévio

Crédito: Shutterstock

O Banco Central anunciou que, a partir de outubro do próximo ano, começará a funcionar o Pix automático, que vai permitir que o cliente agende previamente pagamentos que já tem conhecimento que precisará fazer. Esta modalidade poderá ser usada para pagar contas de água e luz, escolas, faculdades, academias, condomínios e parcelamento de empréstimos. O sistema completa três anos com recorde de 66 bilhões de transações.

Esse tipo de pagamento já pode ser feito através do débito automático, mas na avaliação do Banco Central, o Pix automático terá a capacidade de alcançar mais pessoas. Com o Pix automático, a empresa não precisará firmar um contrato com cada instituição financeira, bastará fazer um único acordo com um banco que esteja ofertando a modalidade às empresas. Com isso, a empresa poderá oferecer a possibilidade de pagamento automático via Pix para todas as pessoas que usam o sistema independente do banco em que têm conta.

Para pessoas físicas, o Pix automático será isento, mas para as empresas que vão ofertar o Pix automático, dependerá do acordo entre o banco e a instituição financeira). Outra modalidade do Pix, chamada de Pix agendado recorrente, será obrigatória a partir de outubro de 2024 e se assemelha a uma transferência e poderá ser utilizado para pagamento entre pessoas físicas, ao contrário do Pix Automático, que só pode ser feito para pessoas jurídicas, com CNPJs ativos.

O Pix agendado poderá ser usado para, por exemplo, mesada, doação, aluguel entre pessoas físicas, prestação de serviço recorrentes por pessoas físicas (como diarista, terapia, educador físico, etc.).