Pix automático começa a operar em outubro de 2024, diz BC

Esta modalidade poderá ser usada para pagar contas que o consumidor tem conhecimento prévio

Crédito: Shutterstock

O Banco Central anunciou que, a partir de outubro do próximo ano, começará a funcionar o Pix automático, que vai permitir que o cliente agende previamente pagamentos que já tem conhecimento que precisará fazer. Esta modalidade poderá ser usada para pagar contas de água e luz, escolas, faculdades, academias, condomínios e parcelamento de empréstimos. O sistema completa três anos com recorde de 66 bilhões de transações.

Esse tipo de pagamento já pode ser feito através do débito automático, mas na avaliação do Banco Central, o Pix automático terá a capacidade de alcançar mais pessoas. Com o Pix automático, a empresa não precisará firmar um contrato com cada instituição financeira, bastará fazer um único acordo com um banco que esteja ofertando a modalidade às empresas. Com isso, a empresa poderá oferecer a possibilidade de pagamento automático via Pix para todas as pessoas que usam o sistema independente do banco em que têm conta.

Para pessoas físicas, o Pix automático será isento, mas para as empresas que vão ofertar o Pix automático, dependerá do acordo entre o banco e a instituição financeira). Outra modalidade do Pix, chamada de Pix agendado recorrente, será obrigatória a partir de outubro de 2024 e se assemelha a uma transferência e poderá ser utilizado para pagamento entre pessoas físicas, ao contrário do Pix Automático, que só pode ser feito para pessoas jurídicas, com CNPJs ativos.

O Pix agendado poderá ser usado para, por exemplo, mesada, doação, aluguel entre pessoas físicas, prestação de serviço recorrentes por pessoas físicas (como diarista, terapia, educador físico, etc.).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile