Ano pode terminar com queda acumulada de dois pontos percentuais na Selic

Última reunião do Copom em 2023 acontece nos dias 12 e 13 de dezembro

Crédito: Freepik

O radar dos analistas de mercado está apontando para a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, a última do ano de 2023. Isso porque o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reiterou, durante evento promovido pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo, que a autoridade monetária vê o ritmo de queda da Selic de 0,50 ponto percentual como apropriado e que esta é a sinalização para as próximas duas reuniões, como já indicado em comunicados.

Caso se confirme a redução, a taxa de juros do país sairá dos atuais 12,25% para 11,75%, a mesma taxa praticada em março de 2022 quando começou o período de alta, chegando a 13,75% em agosto do ano passado, percentual que permaneceu inalterado até junho deste ano. A variação em 2023, mantida a previsão, será de dois pontos percentuais.

A Equus Capital semanalmente faz o Índice Equus de Precificação da Selic (IEPS). Através da coleta e tratamento de dados, é possível estimar a probabilidade indicada pelo mercado de alteração para a próxima reunião do Copom. A última interpretação apontou que a probabilidade de corte indicada pelo mercado, neste momento, é de 98,90%. Na semana anterior, este percentual estava em 93,98%.