Ação terá exames de prevenção ao câncer de pele no IAPI neste sábado

Médicos e profissionais voluntários prestarão atendimento gratuito com foco na identificação de lesões suspeitas, entre 9h e 15h

Foto: Rádio Guaíba

Os moradores da Capital terão oportunidade, neste sábado, de realizar exames para investigar lesões suspeitas de câncer de pele, entre 9h e 15h, no Ambulatório de Especialidades do Centro de Saúde IAPI (rua Três de Abril, 90 – Passo d’Areia), na Zona Norte. O atendimento será por ordem de chegada integra a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, conhecida como Dezembro Laranja.

A realização é da Sociedade Brasileira de Dermatologia/RS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Médicos e profissionais voluntários prestarão atendimento gratuito com foco na identificação de lesões suspeitas. O objetivo é sensibilizar a população de que os riscos não estão apenas nos momentos de descanso das férias na praia ou piscina, mas nas mais diversas situações.

A dermatologista Sabrina Sanvido, responsável pela campanha, dá dicas para quem deseja comparecer na iniciativa. “Pessoas que têm algum sinal, alguma manchinha, que têm um histórico familiar de câncer de pele, que estão em dúvida se alguma lesão deve preocupar ou não. Nós estaremos com vários dermatologistas de toda a Porto Alegre, dermatologistas voluntários de consultórios privados, da Santa Casa, do Moinhos de Vento, do Hospital de Clínicas, da PUC. Vamos estar recebendo os pacientes e atendendo nesse posto de saúde”, declarou.

No Rio Grande do Sul, conforme a dermatologista, em torno de 66 mil casos são registrados por ano. A maioria é do tipo melanoma que, segundo Sabrina Sanhudo, é um tipo que é menos agressivo, pois não costuma afetar o sangue. No Brasil, cerca de 185 mil novos casos da doença surgem a cada ano, sendo responsável por 33% dos diagnósticos de câncer no país.