Em Pequim, vice-governador destaca Plano ABC+RS

O vice-governador Gabriel Souza, que está em Pequim, na China, liderando a missão oficial do governo do Estado no país, fez nesta terça-feira (28/11) discurso especial no Fórum Global de Inovação e Desenvolvimento da Cadeia de Fornecimento. O evento integra a programação da primeira Exposição Internacional da Cadeia de Suprimentos da China (Cisce).

Dentro da temática “Promovendo o desenvolvimento do futuro da agricultura verde”, o vice-governador apresentou a atuação do governo estadual na área e quais as políticas de resiliência climática do Rio Grande do Sul. “No contexto das mudanças no clima e da necessidade de investir cada vez mais em iniciativas que garantam o desenvolvimento sustentável, planejamos neutralizar as emissões de carbono até 2050”, afirmou.

Entre as práticas adotadas pelo Estado, Gabriel detalhou o Plano ABC+RS – programa dedicado à agricultura de baixo carbono –, cujo objetivo central é promover a adaptação da agricultura brasileira às mudanças climáticas e mitigar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) por meio do aumento da eficiência e da resiliência dos sistemas de produção.

Além das práticas agrícolas sustentáveis como semeadura direta, sistema integrado lavoura-pecuária-floresta e manejo adequado do solo, Gabriel apresentou as metas do programa – como reduzir as emissões de 75 milhões de toneladas de carbono até 2030 e alcançar 4,6 milhões de hectares com novas tecnologias adaptadoras e mitigadoras até 2030.

Ao final, o vice-governador reforçou o convite para que os chineses visitem o Rio Grande do Sul. “Seria uma oportunidade para conhecer nossa cultura e ver o potencial de investimentos do Estado. Estamos totalmente abertos para discutir investimentos conjuntos em diversas áreas”, disse.

Cisce: conectando o mundo para um futuro compartilhado

A Exposição Internacional da Cadeia de Suprimentos da China (China International Supply Chain Expo – Cisce) é uma plataforma aberta de cooperação internacional estabelecida pelo Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (China Council for the Promotion of International Trade – CCPIT).

O tema desta edição, que é a primeira, é “Conectando o mundo para um futuro compartilhado”, e ocorre desta terça (28/11) até 2 de dezembro, em Pequim. O evento apresenta cinco grandes cadeias: Veículo Inteligente, Agricultura Verde, Energia Limpa, Tecnologia Digital e Vida Saudável.

A abertura ocorreu nesta terça, com a participação do primeiro-ministro da República Popular da China, Li Qiang, e da delegação gaúcha. Além do vice-governador Gabriel Souza, participam o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e o secretário adjunto da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Márcio Madalena. O foco é ampliar negócios entre o governo estadual e o país asiático, com atração de investimento estrangeiro.