Brangus elegerá nova diretoria nesta quarta-feira

A Associação Brasileira de Brangus (ABB) elegerá, nesta quarta-feira (29) a nova diretoria para o biênio 2024/2025. O pecuarista gaúcho Antônio Carlos Corrêa Osório, da Brangus PaiPasso, de Quaraí (RS), concorre em chapa única à presidência da entidade. Integrante do Conselho Técnico da ABB na atual gestão, ele terá como vice-presidente o criador Cristopher Filippon, da Estância Ponche Verde, de Guaraniaçu (PR). A eleição será realizada durante reunião nacional da raça em Campo Grande (MS).

À frente da ABB nos últimos quatro anos (2020/2021 e 2022/2023), o presidente Ladislau Lancsarics Junior destaca que a nova chapa carrega o mesmo DNA de inovação da atual e que deve dar sequência a projetos já implementados. “Isso sinaliza que teremos uma certa continuidade, mas o novo presidente deve trazer seu estilo próprio”, ressalta.

Sobre a Brangus
Originária do estado de Luisiana, nos Estados Unidos, a Brangus tem como base as raças Angus e Zebu. No Brasil, os primeiros cruzamentos começaram a ser feitos na década de 1940 por técnicos do Ministério da Agricultura, em Bagé (RS). Por isso, inicialmente a raça foi batizada de Ibagé. Alguns anos depois, em função do cruzamento ser o mesmo alcançado nos EUA, o nome da raça passou a ser Brangus Ibagé, até que se tornou apenas Brangus. Os animais destacam-se por sua rusticidade, adaptabilidade a diferentes climas e ambientes e produção de carne de qualidade.