Governo do estado inaugura estande na Feira Cisce, na China

O governo do Estado inaugurou, nesta terça-feira (28/11), seu estande institucional na Exposição Internacional da Cadeia de Suprimentos da China (China International Supply Chain Expo – Cisce), com a presença do vice-presidente do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (China Council for the Promotion of International Trade – CCPIT), Yu Jianlong. Além de ser a primeira vez do Rio Grande do Sul na feira, o Estado é o único brasileiro com estande oficial no evento. Esta edição tem cinco temas principais: veículos inteligentes, agricultura verde, energia limpa, tecnologia digital e vida saudável. A cadeia de suprimentos também conta com uma área de serviços para apresentar ao público.

A participação na Cisce, que acontece entre 28 de novembro e 2 de dezembro, em Pequim, faz parte da Missão RS China, liderada pelo vice-governador Gabriel Souza e acompanhada pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, e pelo adjunto da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Márcio Madalena. O foco é ampliar negócios entre o governo estadual e o país asiático, com atração de investimento estrangeiro.

O vice-governador Gabriel Souza destacou a relevância da presença do Estado no evento. “Esta é uma importante vitrine para apresentarmos os produtos gaúchos, feitos com qualidade e com segurança, e também para reforçarmos a nossa preocupação com o desenvolvimento sustentável. A meta é expandir ainda mais nossa capacidade de negócios e de investimentos em um dos maiores mercados do mundo”, afirmou.

Localizado no pavilhão da Agricultura Verde, o estande tem 18m² e recebeu um aporte de US$ 6 mil do governo gaúcho, por meio do Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais do Estado, da Sedec. Um dos objetivos da presença do Rio Grande do Sul na feira é aumentar os negócios no setor de proteína animal, além de trabalhar o reconhecimento, pela China, do Estado como zona livre de febre aftosa sem vacinação. Também serão apresentados projetos gaúchos para expandir investimentos estrangeiros.

O titular da Sedec tem grandes expectativas para o início do evento. “Estar com um estande do Estado nesta feira será uma grande oportunidade para mostrar ao mundo a expertise gaúcha, a qualidade de nossos produtos e as possibilidades de investimento que o Rio Grande do Sul proporciona”, salientou Polo.

A China é o maior parceiro comercial do Rio Grande do Sul, sendo responsável pela importação de mais de US$ 4,7 bilhões. Os principais produtos importados são carnes de frango, suínos, bovinos, soja, óleo de soja, tabaco, couros e peles. Durante a missão, o governo do Estado buscará ampliar as relações comerciais com os chineses, em especial em relação à habilitação de novas plantas frigoríficas para aumentar os embarques de carne gaúcha para o país asiático.

“É o momento do Rio Grande do Sul mostrar seus potenciais. Em especial, é uma oportunidade para a cadeia da proteína animal se posicionar no mercado asiático, principalmente no chinês, mostrando sua capacidade de produção e de exportação”, enfatizou o secretário-adjunto da Seapi.

Cisce

A Exposição Internacional da Cadeia de Suprimentos da China (China International Supply Chain Expo – Cisce) é uma plataforma aberta de cooperação internacional estabelecida pelo Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (China Council for the Promotion of International Trade – CCPIT). O tema desta, que é a primeira edição, é “Conectando o mundo para um futuro compartilhado”. A abertura aconteceu nesta terça-feira, com a participação do primeiro-ministro da República Popular da China, Li Qiang.