Valencia resolve, e Inter garante vitória sobre o Bragantino no Beira-Rio

Equatoriano marca, colorado se defende com tudo o que pode e garante vitória por 1 a 0, mesmo com desfalques no meio-campo

Foto: Fabiano do Amaral / CP

Com uma atuação sem muito brilho, mas eficiente, o Inter venceu o Red Bull Bragantino no final da tarde deste domingo, no estádio Beira-Rio. O Colorado contou com o gol de Enner Valencia, de pênalti, no triunfo por 1 a 0. A vitória deu ao time gaúcho um certo alívio na briga contra o rebaixamento.

Com o resultado, o Colorado chegou aos 46 pontos e assumiu a 11ª colocação. O time de Eduardo Coudet abriu cinco pontos do primeiro rebaixado, que é o Cruzeiro, com 41 pontos. Na próxima rodada, na quarta-feira, a equipe vermelha entrará em campo contra o Cuiabá, na Arena Pantanal. Já o Bragantino, por conta da derrota, ficou mais afastado da briga pelo título e estacionou nos 59 pontos.

Inter sai na frente com Valencia
Como esperado, o Inter foi a campo sem Alan Patrick e Aránguiz. Estes desfalques fizeram o técnico Eduardo Coudet optar por jogar com Bruno Henrique e Lucca. O meio-campo desfalcado fez com que o Inter investisse em lançamentos e ligações diretas para tentar atacar. O Inter conseguiu marcar seu gol em uma dessas jogadas, quando Enner Valencia disparou pela ponta esquerda e só parou com a pancada que recebeu dentro da área. O equatoriano bateu o pênalti e marcou o único gol do jogo. Além do gol de Valencia e algumas poucas oportunidades que o Inter conseguiu, o jogo foi dominado pelo Bragantino. O Inter, que soube sofrer, saiu com três pontos e afastou de vez as chances de rebaixamento.

Logo nos primeiros minutos do jogo, o Bragantino empilhou duas jogadas de ataque, aos 2 e 4 minutos. Ao longo da primeira metade do jogo, o time paulista manteve uma notável superioridade de posse de bola, com 55% a 45%. O Inter apareceu no jogo aos 8 minutos, quando Bustos fez boa jogada, passou a bola para Maurício, que arriscou de fora da área, e quase abriu o placar para o Colorado.

O Inter voltou ao ataque aos 19 minutos, em uma escapada de Enner Valencia pela esquerda. Ao receber a bola, ele bateu forte e rasteiro, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora. Aos 23 minutos, foi a vez do Bragantino responder. Em um cruzamento, nem Sasha e nem Mosquera aproveitaram o lance.

O Bragantino permanecia levando perigo ao Inter e, aos 24, Juninho Capixaba chutou a bola no peito do goleiro Rochet depois de uma grande arrancada pela ponta esquerda. A resposta do Colorado veio com um lançamento para Enner Valencia na ponta esquerda do ataque. O equatoriano partiu para cima da marcação e foi derrubado dentro da área. A arbitragem marcou pênalti, que logo em seguida foi convertido pelo próprio Valencia: 1 a 0.

Depois de abrir o placar, o Colorado manteve sua estratégia de jogo e apostou nos lançamentos. Os ataques do time paulista não surtiram grandes chances de gol, sendo que todas foram defendidas pelo Inter. Aos 47 minutos, Enner Valencia deu um susto na torcida colorada, ao cair no gramado e colocar a mão na posterior da coxa. O jogador não volta para o segundo tempo e Luiz Adriano o substitui.

Bragantino pressiona, mas o Inter segura o resultado
Na volta do intervalo, o jogo mudou em relação a primeira etapa. A posse de bola seguiu ligeiramente maior para o Bragantino, tanto que o Inter só chegou na área do Bragantino aos 9 minutos nessa segunda etapa. Mas o Colorado sofreu com a pressão do massa bruta, conseguindo apenas alguns ataques promissores.

O Bragantino se lançou para o ataque, colocando Helinho e Alerrando, jogadores leves que deram trabalho para a defesa já extenuada do Colorado. O goleiro Rochet foi bastante exigido nesta etapa, fazendo mais de cinco defesas que mantiveram o placar com vantagem para o Inter. Por volta dos 20 minutos, o Bragantino adiantou ainda mais as suas linhas, e conseguiu atacar quase que sem parar e prender o Inter no seu campo de defesa.

Esse adiantamento do time paulista deixou espaços atrás da defesa, mas o Colorado não conseguiu explorar esses espaços em muitas oportunidades, conseguindo poucos contra-ataques, que não resultaram em gol. O Colorado soube sofrer, preocupando em se defender quase que todo o tempo. Por volta dos 30 minutos, o cansaço dos jogadores do Inter era visível, enquanto os jogadores do Bragantino trocavam passes na Intermediária.

Os poucos contra-ataques que encaixavam para o Inter, eram parados com falta pela defesa paulista. A defesa colorada foi muito efetiva nas investidas do Bragantino, tanto trocando passes quanto nos cruzamentos.

O fim do jogo foi marcado por um Bragantino que só atacava, contra um Inter que só se defendia. Todos os jogadores colorados se postaram na frente da área, enquanto os jogadores do massa bruta trocavam passes e buscavam espaço para furar a blitz colorada. Toda a defesa Colorada fez uma partida quase que perfeita, barrando todos os ataques paulistas.

O jogo termina com jogadores colorados exaustos de tanto se defender e correr atrás dos jogadores do Bragantino. Mas o placar marcava 1 a 0, e a tabela marca mais 3 pontos para o time do Inter. Com a vitória, o Inter alcança os 46 pontos e está matematicamente garantido na série A, no ano que vem, afastando de vez o risco de rebaixamento. Já o Red Bull Bragantino mantém seus 59 pontos e dorme na sexta posição do campeonato brasileiro de 2023.