
A solenidade de inauguração da Penitenciária Estadual de Charqueadas II está marcada para segunda-feira, a partir das 14h. De acordo com o Executivo Estadual, a estrutura contou com investimentos de aproximadamente R$ 185 milhões, proveniente do programa Avançar. A cerimônia terá as presenças do governador Eduardo Leite e do secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, além do superintendente dos Serviços Penitenciários, Mateus Schwartz.
O novo estabelecimento prisional possui 1.650 vagas, sendo 16 destinadas às pessoas com deficiência. A penitenciária também vai regularizar áreas adjacentes às unidades prisionais.
Nos setores intermediário e externo, os estabelecimentos compartilharão espaços para administração, recepção e revista, serviços e infraestrutura e espera de visitas. O empreendimento ocupará uma área de 23.231,29 metros quadrados.
Na semana passada, um termo para ajuste de medidas mitigatórias e compensatórias dos impactos pela construção da Penitenciária Estadual de Charqueadas II foi assinado, entre o governo do Estado e a prefeitura do município da região Carbonífera. Com as medidas, a prefeitura reconhece que a penitenciária está apta à obtenção do habite-se, se comprometendo a expedir a certidão em até cinco dias a contar da assinatura.
O prefeito de Charqueadas, Ricardo Machado Vargas, destacou a doação de terreno dentro da Colônia Penal Agrícola do Estado para o município. “Era uma demanda antiga. A área tem moradias e comércio e, por ser do Estado, a prefeitura não podia fazer investimentos”, disse. Vargas acrescentou que a economia municipal também é beneficiada pela existência do complexo prisional. “A presença de policiais reforça a segurança e traz renda para o município por morarem em Charqueadas.”