Senador Heinze discute com especialistas soluções para enfrentamento a eventos climáticos no RS

Na reunião, realizada na sede do Sinduscon, em Porto Alegre, foram apontadas soluções que podem preparar o Estado para o enfrentamento de cheias e enchentes

Evento foi organizado pelo senador Luis Carlos Heinze. Foto: Eduardo Souza/Rádio Guaíba

O senador Luis Carlos Heinze (PP) realizou, na manhã desta sexta-feira (24), uma reunião com especialistas e e setores vinculados a construção civil, cooperativas, mineração, universidades e centrais elétricas. No encontro, foram discutidas soluções para o enfrentamento de eventos climáticos no Estado, como enchentes e estiagens prolongadas.

Na ocasião, o parlamentar citou o caso das cheias que afetaram Porto Alegre e o Estado nos últimos dias. Heinze defendeu medidas de combate às cheias no Guaíba e seus afluentes. “É importante que o pessoal entenda que as águas que vêm do Rio Taquari, por exemplo, da Serra, chegam em Porto Alegre. As águas do Jacuí desaguam em Porto Alegre. Nós temos que fazer um trabalho em cima das barragens dessas regiões, e também um trabalho de desassoreamento. Areia no Jacuí, areia no Guaíba e pedra no Taquari, por exemplo”, declarou.

Os participantes expressaram preocupação com a demora no repasse de recursos públicos. O senador defendeu maior participação da iniciativa privada em obras de melhoria para tratamento de água para consumo humano, irrigação e armazenamento. “Quando se fala em recursos públicos, no tempo do governador Simon, três obras foram feitas, nos anos 70. Na gestão das governadora Yeda, mais três com recursos federais que até hoje não foram concluídas. Então eu não posso esperar recursos públicos da União ou muito menos do Estado, que não teremos recursos”, comentou.

Com relação à burocracia que embarga iniciativas do poder público e privado, Luis Carlos Heinze defende uma menor interferência do Estado e uma maior agilidade nos processos. “Parte da Legislação Federal já organizamos durante a votação do Código Florestal.

A atividade desta sexta-feira, foi o segundo encontro organizado pelo parlamentar, que contou com a presença de representantes das federações da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs), além de universidades federais do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro.