Inmet alerta para chuvas fortes em 17 estados no fim de semana; ventos podem superar 100 km/h

O principal ponto de atenção é nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde há sinal de grande perigo

Alerta publicado pelo Inmet Foto: Reprodução / Inmet REPRODUÇÃO/INMET

Depois de uma semana em que uma forte onda de calor atingiu o Brasil, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta nesta sexta-feira (17) para tempestades na maior parte do país no próximo fim de semana. No total, 17 estados têm alertas que vão de “potencial perigo” até “grande perigo”.

A situação mais crítica é no norte do Rio de Grande do Sul e em boa parte de Santa Catarina, onde há alerta vermelho de “grande perigo” válido até este sábado (18).

Nessas regiões, há previsão de chuvas com mais de 100 mm por dia e ventos superiores a 100 km/h, além de queda de granizo. “Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”, avisa o Inmet.

O alerta laranja, de perigo, mais brando que o vermelho, prevê chuvas de até 100 mm por dia e ventos de até 100 km/h. Estão nele trechos grande parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do estado do Tocantins.

Há ainda uma previsão de perigo potencial, no qual os riscos são menores. Estão nela trechos de quase todos os estados do centro-sul do país e parte dos do norte, como o Amazonas, o sul de Roraima, o Pará, o sul do Maranhão, o Piauí e o oeste da Bahia.

Os ventos vão ocorrer pela chegada de uma frente fria, que vai derrubar as temperaturas. Na capital paulista, os termômetros vão cair em torno de 12°C entre esta sexta (17) e a próxima segunda-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra.