Encontro Nacional da Pecanicultura busca fortalecimento do setor

Aproximar a cadeia produtiva da noz-pecã, avaliar o presente do setor, compartilhar conhecimentos e traçar estratégias para um futuro próspero e sustentável são objetivos centrais do ENAPecan 2023 – Encontro Nacional da Pecanicultura. O evento ocorre nos dias 23 e 24 de novembro, a partir das 8 horas, em Encruzilhada do Sul/RS. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan), Embrapa, Emater/RS, Secretaria Estadual da Agricultura e Pecanera Brasil, tem como apoiadores a prefeitura loca e o Centro Cultural Divina Providência, que será sede das atividades. A abertura oficial, com a presença de autoridades, está marcada para as 13h30 do primeiro dia.

“Queremos a participação de todos os produtores de pecans, pois este encontro será um grande momento para mostrarmos todo o potencial do setor, seus avanços e suas limitações, trocar ideias e buscar soluções e respostas alinhadas com o presente, com a era digital, com o meio ambiente e com a procura crescente por uma alimentação saudável”, afirma o presidente do IBPecan, Eduardo Basso. Ele destaca que as estratégias de venda das nozes nos mercados interno e externo nortearão os debates. “A transparência e a sinceridade das informações que serão transmitidas fortalecerão as lideranças. Parte das soluções dos nossos problemas está do lado de fora da porteira. Temos que prestar atenção”, frisa.

Atualização

Conforme o engenheiro agrônomo Carlos Roberto Martins, pesquisador da Embrapa, a ideia é que o ENAPecan, em sua primeira edição, se torne periódico visando fortalecer de maneira constante toda cadeia produtiva da noz-pecã. “E que seja um ambiente propício para intercâmbio de conhecimentos e experiências também com instituições de ensino, pesquisadores, estudantes e órgãos governamentais. Um ambiente de atualização em que se possa vislumbrar novas tecnologias e técnicas mais amigáveis que melhorem a qualidade e a produtividade das nozes e agreguem valor ao produto final”, ressalta.

Martins complementa que a programação do encontro está voltada ao desenvolvimento e à qualificação da pecanicultura brasileira e a novas oportunidades de negócios. Nesse sentido, está prevista uma visão geral do setor do ponto de vista do IBPecan, do Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecanicultura (Pró-Pecã), da Câmara Setorial da Noz-Pecã, Embrapa, Emater e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Especialistas da Argentina e dos Estados Unidos também estarão presentes e apresentarão suas experiências que podem indicar novos caminhos e tendências para os brasileiros.

Assuntos

Entre os vários assuntos que serão debatidos no ENAPecan, constam qualidade das mudas de nogueira-pecã, cultivares (situação atual e possibilidade da “genética brasileira”), regulamentos da inspeção vegetal do Mapa para o setor pecanicultor, colheita e pós-colheita, processamento das nozes, conservação e armazenagem, irrigação, fertilidade do solo, adubação, poda, desbaste, raleio, manejo fitossanitário e Programa Nacional de Cadeias Agropecuárias Descarbonizadas (Carbono + Verde).

Para fechar o primeiro dia do evento com chave de ouro, ocorrerá a Churrasqueada Pecaneira, um encontro descontraído com churrasco e música. Para o segundo dia na parte da manhã, estão previstas palestras e à tarde , está prevista visitação à Pecanera Brasil, onde haverá almoço campeiro e após as estações sobre manejo do pomar (irrigação, manejo e adubação), manejo fitossanitário com drone e colheita e pós-colheita.