IPVDF oferece exame diagnóstico para clostridioses

O Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal Desidério Finamor (IPVDF) oferece exames para o diagnóstico das clostridioses, doenças causadas por bactérias do gênero Clostridium. Em ruminantes, são responsáveis por enfermidades como o Carbúnculo Sintomático, o Edema Maligno, Enterotoxemias e a Hemoglobinúria Bacilar.

“As bactérias Clostridium são microrganismos anaeróbicos, ou seja, que se reproduzem na ausência de oxigênio. Isto exige condições de cultivo específicas. O diagnóstico dessas doenças pode ser realizado por meio do isolamento da bactéria, a partir de amostras de tecidos das lesões dos animais”, conta o pesquisador Mário de Menezes Coppola, responsável técnico pelo Laboratório de Bacteriologia do IPVDF.

As clostridioses podem afetar várias espécies animais, comumente atingindo bovinos e ovinos. De acordo com pesquisas conduzidas pelo IPVDF, as clostridioses se destacam como doenças de grande importância para os criadores de ovinos: 33% dos produtores as consideram motivo de preocupação.

Os médicos veterinários interessados em encaminhar amostras para diagnóstico podem entrar em contato com o setor de protocolo do IPVDF, pelo WhatsApp (51) 98683-4297 ou pelo telefone (51) 3481-3711.

O IPVDF é vinculado ao Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi).