Casa Civil recebe Associação dos Delegados em reunião sobre demandas da categoria

Governo pretende agendar outras reuniões para analisar reivindicações de reposição salarial

Foto: Casa Civil / Reprodução

Secretários do Executivo Estadual se reuniram por mais de duas horas, nesta quinta-feira, com entidades de classe que representam os servidores Polícia Civil, no Palácio Piratini. Durante o encontro, que contou com o Chefe da Casa Civil, Artur Lemos, foi garantido o andamento nas promoções, assim como o agendamento de outras reuniões para análise e recepção dos pleitos das categorias.

De acordo com a Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (Asdep), a gestão estadual se comprometeu a criar uma mesa de negociação, nos próximos dias, para estabelecer um cronograma de reajuste salarial, o qual deve ocorrer a partir do início de 2024. Ainda conforme a entidade de classe, o boicote a entrevistas, estipulado em assembleia geral, permanecerá em vigor até haver a designação formal de uma data para a próxima reunião de trabalho junto ao governo. A medida, uma tentativa de pressionar o governador Eduardo Leite a negociar reposição salarial, foi determinada no final de outubro.

“Evidenciamos nosso descontentamento e explicamos o porquê da mobilização que estamos fazendo. A sinalização do Palácio Piratini é positiva. Queriam iniciar a negociação em janeiro, mas reiteramos a necessidade de iniciar já. O governo aceitou e prometeu anunciar oficialmente nos próximos dias a criação desse grupo para iniciarmos as tratativas para estabelecermos um cronograma de recomposição. Em se confirmando isso, a Asdep vai submeter essa questão aos seus associados e se daremos fim a nossa mobilização. Todavia, se o governado não cumprir com o que prometeu, seremos obrigados a intensificar nossas medidas, que poderão ser mais drásticas”, afirmou o presidente da Asdep, delegado Guilherme Wondracek.

A assessoria da Casa Civil não confirmou a criação de um grupo para negociar o reajuste. De acordo com a pasta, que não forneceu mais detalhes, serão reuniões na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. Em nota, foi enfatizado que ‘os resultados serão aprofundados para a tomada de medidas efetivas’.

Leia a nota da Casa Civil

Durante agenda na Casa Civil do governo do RS com representantes de entidades de policiais civis nesta quinta-feira (9/11), o titular da pasta, Artur Lemos, informou que serão agendadas, ao longo deste mês de novembro, reuniões na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) para a recepção de pleitos das categorias. Integrantes do Executivo e das entidades participarão dos encontros na SPGG, responsável pela política de gestão de pessoal do Estado. Em momento oportuno, os resultados serão aprofundados para a tomada de medidas efetivas.