Capital recebe a I Feira da Agricultura Familiar

A 1ª Feira da Agricultura Familiar Fetag-RS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura) foi oficialmente aberta na manhã desta segunda-feira, no Largo Glênio Peres, no centro de Porto Alegre, com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais. A feira conta com 70 agroindústrias expositoras, oriundas de 50 municípios gaúchos, e funcionará das 8h às 19h durante a semana e das 8h às 17h no sábado. Nos estandes, o visitante encontra doces, panificados, bebidas, laticínios, embutidos, artesanato, plantas e flores. “Estamos estreitando a distância entre o campo e a cidade, trazendo alimentos de qualidade”, anunciou o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva.
Montar uma feira no centro da Capital era um pedido recorrente de consumidores que visitavam o Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer. A Fetag-RS levou a proposta ao vereador Airto Ferronato em 2021, que transformou a ideia em projeto, aprovado pela Câmara de Vereadores em junho de 2022 e sancionado pelo prefeito Sebastião Melo, colocando a agroindústria familiar no calendário de eventos da cidade. A feira será realizada anualmente, na segunda semana de novembro. “Quem ganha é o cidadão de Porto Alegre, porque precisamos de alimentação saudável, e os agricultores que aqui estão nos oferecem isso”, disse o vereador Ferronato.
O secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Ronaldo Santini, reconheceu o avanço do setor, que procura abrir frentes de comercialização para a produção artesanal. “A coisa mais difícil é pôr em prática os projetos e ideias, vencer entraves e dificuldades burocráticas, e trazer para a realidade”, disse Santini. O secretário lembrou que o Estado mantém política pública para o segmento, o Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), que conta com apoio da Emater/RS-Ascar para colaborar no processo de legalização, comercialização e assistência técnica aos agricultores familiares. “Este setor evoluiu tanto que é possível dizer que onde tem feira da agricultura familiar é o espaço mais apreciado e visitado”, afirmou o deputado estadual Elton Weber. “O desafio é ganhar a consciência do consumidor”, completou o deputado federal Elvino Bohn Gass, destacando a sustentabilidade e qualidade dos produtos artesanais.
Entre os expositores, Sandro Kappler (foto acima) ocupa a banca 47 da feira, expondo chimias e geleias de frutas que produz nos 20 hectares da propriedade em Linha Marechal Floriano, interior de Roca Sales. Depois de ver as vendas despencarem após a tragédia climática ocorrida em setembro no Vale do Taquari, o produtor tem atendido clientes diretamente na propriedade, mas conta que a maior fatia do faturamento vem de feiras regionais. “Viemos bem preparados para atender o consumidor de Porto Alegre”, disse o produtor, que tem na chimia de figo com nozes seu item mais vendido. As terras da Agroindústria Irmãos Kappler antigamente eram ocupadas por lavouras e hoje abrigam plantios de uva bordô, goiaba, figo, abóbora, milho para autoconsumo e pequenas frutas.
Uma das representantes de Porto Alegre, a Chácara Vila Nova Orgânicos oferece aos visitantes o sorbet orgânico, um sorvete de frutas sem glúten e lactose. A produtora Luci Mara Silva Almeida (foto acima) conta que seu caminho até a produção se iniciou em 2021, quando ela pensava em formas de escoar a produção de morangos. Naquele ano, ela participou da Expointer, em Esteio, com sucos e geleias e foi para casa determinada a fazer algo diferente. “Fiquei um ano quebrando a cabeça”, lembrou. Luci fez testes com batata doce, inhame e biomassa antes de encontrar no aipim a liga perfeita para o sorbet, que oferece nos sabores morango, uva e cacau 100%, em receitas complementadas com aipim e açúcar demerara.
A feira tem um espaço da Cozinha Show, organizada pela Emater/RS-Ascar, que oferecerá oficinas diárias às 11h, às 12h, às 14h30min e às 15h30min, com exceções na segunda-feira (somente à tarde) e no sábado (somente pela manhã). O espaço apresentará receitas de risoto de polpa de açaí juçara e linguiça, petit gateau Romeu e Julieta, canapés de farinha de arroz e milho com linguiça e sorvete de queijo com geleia de flores e nozes.

São 70 agroindústrias expositoras, oriundas de 50 municípios gaúchos

Também participaram da solenidade de abertura o secretário de Governança Local e Coordenação Política de Porto Alegre, Cassio Trogildo; o deputado estadual Miguel Rossetto; o secretário de Governança Fundiária do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Moisés Savian; o superintendente do MDA no Rio Grande do Sul, Milton Bernardes; o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária no RS, José Cleber Dias de Souza; e a presidente da Emater/RS-Ascar, Mara Helena Saalfeld.