Guarda Municipal de Porto Alegre, a mais antiga do país, completa 131 anos

Corporação celebra aniversário com investimentos em infraestrutura

Novos agentes devem reforçar patrulhamento nas ruas a partir do início de 2024 | Foto: Pedro Piegas / PMPA / CP

A Guarda Municipal de Porto Alegre completou 131 anos de serviços prestados à população. Fundada em 1892, a corporação, que atua na segurança dos espaços públicos, celebra a data sendo a mais antiga do país.

De acordo com a prefeitura, além do aniversário da instituição, é celebrado também o aumento do efetivo. Ainda segundo o Executivo Municipal, a Escola de Formação e Especialização de Guardas Municipais (EFEGM) está mobilizada no treinamento de 57 agentes, aprovados em concurso público realizado no ano passado. O grupo deve reforçar o patrulhamento nas ruas a partir do início de 2024.

“A Guarda Municipal de Porto Alegre vive o maior momento de sua história e prova, dia após dia, que tem muito a contribuir para a segurança da população. Trabalhamos para que este processo de fortalecimento seja intensificado”, afirmou o secretário de Segurança, Alexandre Aragon.

Segundo o comandante-geral da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento, a entidade passa também pelo investimento em infraestrutura. Nos últimos anos, explicou ele, a Secretaria Municipal de Segurança (Smseg) entregou novas viaturas, bicicletas, quadriciclos, armamentos, drones, uniformes e um planejamento de base para aumentar as ações ostensivas. “Buscamos o desenvolvimento institucional, técnico e pessoal dos servidores. O 31º Congresso Nacional, que terá a nossa Capital como sede, é parte do presente à instituição”, ressaltou.

A Guarda Municipal conta, ainda, com a Equipe de Ações Preventivas e Comunitárias (EAPC), responsável pelas ações de prevenção à violência. A população pode solicitar os serviços da corporação pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia a partir do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA).