Vídeos mostram estragos de tempestade no Paraguai que chegará ao Sul do Brasil

País vizinho está sendo castigado com tornado e queda de granizo nas últimas horas

Operação cumpriu mandatos de busca e apreensão na casa de Bolsonaro e aliados - Foto: Arquivo / Rádio Guaíba

Violentas tempestades avançam pelo Paraguai na noite desta quinta-feira e provocaram um tornado e quedas de granizos grandes no país. Em San Estanislao, no departamento de San Pedro, uma criança de dez anos morreu, conforme informações preliminares. O cenário é preocupante pois a instabilidade avança também pelo Sul do Brasil e deve chegar com força ao Oeste de Santa Catarina e do Paraná.

Segundo a MetSul, o tornado danificou ainda 25 casas e deixou vários feridos. O fenômeno ocorreu por volta das 18h30, informou a emissora Telefuturo. Segundo os primeiros dados, o tornado deixou cerca de 20 a 25 casas demolidas e vários feridos que estão a ser tratados no hospital local.

Em Guaica, departamento de San Pedro, uma mulher foi resgatada dos escombros de sua casa depois que uma forte tempestade destruiu a moradia.

Violentos temporais atingiram a região no final da tarde com a formação de uma supercélula. Caiu granizo gigante na localidade de Arroyos e Esteros, com danos materiais. Vidros de carros chegaram a ser perfurados.

O tornado no Paraguai se deu sob uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera. O fenômeno costuma estar associado a tornados no Sul do Brasil e nos países vizinhos porque aumenta a divergência de vento na atmosfera, o que se conhece por cisalhamento, aumentando o potencial para a formação dos funis.