UPF oferece formação para gestores

Objetivo é qualificar o trabalho em rede e preparar os municípios do Norte do Estado para receber migrantes e refugiados

Foto: Reprodução / R7 / FreePic

Todos os meses, centenas de migrantes e refugiados chegam ao RS em busca de oportunidades para começar uma nova vida. Como forma de qualificar o trabalho em rede e preparar os municípios do Norte do Estado para receber esse público, o Balcão do Migrante e Refugiado, projeto de extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF), desenvolve uma formação voltada para gestores e servidores públicos municipais.

Um dos encontros ocorreu na UPF Lagoa Vermelha com a participação de profissionais que atuam em prefeituras dos municípios pertencentes à Associação dos Municípios do Nordeste Rio-grandense. “Como atendemos migrantes e refugiados de 123 municípios da região abrangida pela delegacia da Polícia Federal de Passo Fundo, percebemos a necessidade de cidades menores compreenderem um pouco o processo de migração para fazer um atendimento adequado e qualificado”, explica a coordenadora do Balcão Migra da UPF, Patrícia Noschang. Segundo ela, na região, há um fluxo migratório contínuo.