Netanyahu garante invasão por terra à Faixa de Gaza, mas não dá prazo

Conflito já matou mais de 6 mil pessoas

Foto: Alan Santos/PR

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, realizou um pronunciamento à nação nesta quarta-feira e garantiu que a incursão por terra na Faixa de Gaza vai acontecer, mas não disse quando essa nova fase do conflito deve começar e como vai ocorrer.

Netanyahu afirmou que a vitória israelense é certa e que todos os membros do Hamas “são homens mortos”, reforçando que o objetivo é acabar com a organização terrorista.

O político ressaltou que os bombardeios a alvos em Gaza “eliminaram milhares de terroristas” até o momento. A região vem sendo atacada há mais de duas semanas.

O premiê também abordou a questão das duas centenas de reféns em poder do Hamas, dizendo que as forças israelenses vêm fazendo o possível para resgatar todos eles.

Netanyahu aconselhou a população do país a portar armas para se defender dos terroristas e pediu que os cidadãos de Gaza saiam da região do conflito.

O ataque do grupo Hamas em 7 de outubro deixou 1,4 mil mortos, a maioria civis. Do lado palestino, o número de mortes passou de cinco mil, e conforme as autoridades locais, há centenas de mulheres, crianças e idosos entre as vítimas.

Netanyahu se referiu a assumir a responsabilidade pelo massacre, dizendo que “todos terão que dar respostas, eu também”.