Enchente do rio Uruguai já afeta mais de 1,1 mil pessoas na fronteira Oeste

Em São Borja, rio mede 13,05m, sendo que a cota de inundação é de 9m

Foto: Danielly Engelmann / Prefeitura de São Borja

Alertas disparados pela Defesa Civil deixaram a população ribeirinha da fronteira Oeste e do Noroeste apreensiva em cidades banhadas pelo rio Uruguai e afluentes. No baixo Uruguai, São Borja, Itaqui e Uruguaiana já tinham, nesta sexta, 1.121 pessoas desabrigadas ou desalojadas, além de acumularem prejuízo material expressivo.

Em Iraí, no Noroeste do RS, o rio chega a 8,85m, baixando, ainda dentro da cota de cheia de 8m. A orientação, segundo Michele Laren, subcoordenadora da Defesa Civil, é de que as pessoas ainda não voltem para casa. O Uruguai também recua em marcações mais ao Norte, mas em Garruchos, ainda cresce.

Na fronteira Oeste, as águas tendem a seguir subindo no fim de semana, podendo alcançar maiores áreas do perímetro urbano das cidades. Em São Borja, o rio mede 13,05m, sendo que a cota de inundação é de 9m. Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Moacir Tiecher, aumentou para 379 o número de afetados pelo rio, sendo 117 desabrigados e 262 desalojados, sobretudo moradores do bairro do Passo.

Em Itaqui, o rio marca 10,19m, com a cota de inundação de 8,30m, crescendo 3 cm por hora. As 375 pessoas atingidas dividem-se em 65 casas volantes que precisaram ser duas vezes remanejadas e 59 fixas alagadas ou em risco. São 22 pessoas assistidas no Ginásio Castelão.

Em Uruguaiana, com o rio medindo 9,92m, diante de uma cota de inundação de 8,50m, o Uruguai segue crescendo. Há 367 ribeirinhos dos bairros Santo Antônio, Mascarenhas de Moraes, Nova Esperança e Cabo Luiz Quevedo com algum tipo de problema em razão da enchente, a maior registrada em 2023. O 6º Batalhão de Polícia de Choque dá sequência ao trabalho junto à comunidade para arrecadar alimentos a quem precisa.

Em Alegrete, o Ibirapuitã chegou a medir, no repique, 7,84m, mas passou a reduzir o nível em 4cm por hora, voltando a 5,01m, considerado o nível normal. Em Barra do Quaraí, o rio Quaraí mede 8,10m, próximo da cota de cheia – de 8,50m.